Adobe RGB – O que é este espaço de Cor

Adobe RGB – O que é este espaço de Cor

O Adobe RGB é um espaço de cor, conhecido também como espectro de cores, rico em cores complexas e saturadas.

Cada dia que passa, os fluxos de trabalho de gerenciamento de cores baseados em ICC estão se tornando o padrão para garantir a reprodução confiável de cores da tela para a impressão.

Onde surgiu o Adobe RGB?

Portanto, são criados com base no perfil de cores ICC do Adobe RGB (1998), introduzido pela primeira vez no software Adobe® Photoshop® 5.0 e agora disponível na linha de produtos da Adobe.

Todo dispositivo para capturar e reproduzir gráficos e imagens – seja um scanner, uma câmera digital, um monitor ou uma impressora – possui diferentes recursos para reproduzir cores, resultando em inconsistências de cores.

O Espaço de Cor Adobe RGB está presente com mais frequência em monitores para fotografia e edição de fotos.

Em um sistema de gerenciamento de cores baseado em ICC, perfis de cores são criados para cada dispositivo, para que as cores em uma imagem possam ser modificadas durante todo o fluxo de trabalho para compensar as diferenças em cada dispositivo suportado.

O objetivo é manter a aparência visual da imagem no maior grau possível.

O gerenciamento eficaz de cores exige que um perfil de cores seja anexado a cada imagem ou gráfico para indicar as condições de cores “nativas” – também conhecidas como espaço de cores – sob as quais o arquivo foi criado.

Os aplicativos da Adobe introduziram a idéia de um espaço de cores “funcional”, que não está necessariamente vinculado a um dispositivo específico, mas que representa as condições ideais para a reprodução de imagens.

O perfil foi amplamente adotado como um espaço de trabalho, pois fornece uma gama de cores relativamente grande e equilibrada que pode ser facilmente adaptada para reprodução em vários dispositivos.

Nos produtos Adobe

O perfil ICC da Adobe para o espaço de cores Adobe RGB (1998) está incluído em todos os aplicativos de software gerenciados por cores da Adobe, incluindo Adobe Acrobat 5.0 e posterior, Illustrator 9.0 e posterior, InDesign, GoLive 6.0 e posterior, Photoshop 5.0.2 e posterior, e software Photoshop Elements.

Com os acordos legais apropriados, também está disponível para distribuição por fornecedores de hardware e software de terceiros.

Saiba mais sobre a codificação de imagem em cores (PDF: 551k) usada para o espaço de cores Adobe RGB (1998).

Fonte: https://www.adobe.com/digitalimag/adobergb.html