Como escolher um bom Monitor para Fotografia

Como escolher um bom Monitor para Fotografia

Neste artigo você vai aprender tudo sobre monitor para fotografia, e obter minhas lista de indicações para 2019.

O que define ser um bom monitor para fotografia?

Para responder esta pergunta, convidei um amigo retocador para um bate papo. Aperte o play para assistir a entrevista.

Os 04 aspectos mais importantes para escolher seu novo monitor para fotografia

Monitor para fotos Eizo

Há alguns detalhes a serem observados na escolha de seu novo monitor para fotografia, por isso criei um checklist com os itens mais importantes em ordem de prioridade e a seguir comentarei cada um deles.

  1. Espaço de Cor que o monitor alcança (Para entender sobre isso, leia este artigo sobre Espaço de Cores)
  2. Monitores com tecnologia IPS
  3. O tamanho da tela
  4. A resolução da tela

Você pode também ler o artigo com os monitores para edição de fotos. Neste artigo contém uma lista atualizada com minhas indicações como fotógrafo profissional.

O espaço de cor está em primeiro lugar, pois acredito que o mais importante para escolher o monitor profissional está na qualidade e fidelidade de cores que ele reproduz.

Espaço de Cores de um Monitor para Fotografia

Não adianta você ter um monitor de 30″ em sua mesa com resolução de 4K se as cores não forem fiéis, tá certo exagerei um pouco, pois os monitores 4k a maioria deles é excelente.

Quero deixar claro que estes itens também são importantes, mas não mais importante que a reprodução de cor.

Na hora de escolher leve em consideração os monitores que reproduzem no mínimo 100% do sRGB e se desejar algo ainda mais profissional, invista nas linhas que reproduzem também o espaço Adobe RGB.

Esta relação de reprodução de cores fará seu trabalho ir para um próximo nível no gerenciamento de cores.

Importante: Se você está no início de sua carreira e não dispõe de um alto investimento, os monitores com reprodução sRGB já vão te oferecer excelente qualidade, desde que cumpra também os requisitos do item 2.

2. Monitores com tecnologia IPS

Os monitores IPS são também altamente recomendáveis para a escolha de seu novo monitor para fotografia, pois esta tecnologia é responsável por 04 detalhes importantes, em muitos casos 03 deles passam desapercebidos por profissionais.

Calibração de um Monitor para Fotografia

  • O ângulo de visão ampliado: Provavelmente uma das maiores vantagens de um Monitor IPS é ter fidelidade na visualização das imagens em diferentes ângulos, principalmente os laterais. Esta tecnologia permite visualizar suas fotos em até 178°, ou seja, quase totalmente lateral. Muito útil, pois a todo momento estamos nos ajeitando na cadeira e qualquer alteração de cores, pode comprometer nosso trabalho.
  • A qualidade das cores: Apesar de pouco comentado no mercado, a tecnologia IPS é responsável também pela qualidade na reprodução das cores. Quando falo em qualidade, é a capacidade que o monitor tem de reproduzir fielmente determinada cor.
  • Uniformidade nas cores em diferentes áreas da tela: Um dos detalhes que passa em branco pela maioria dos usuários é que monitores com IPS não tem variações de cores nas laterais da tela. Antigamente era mais fácil identificar que o centro dos monitores era a área com melhor reprodução de cores. Nas laterais as cores ficavam um pouco mais escuras e aparentemente mais magenta (rosa), claro que a alteração era ligeiramente perceptível.
  • Seguram por mais tempo a calibração: É importante enfatizar que um fotógrafo profissional precisa ter seu monitor calibrado profissionalmente. Os monitores com IPS seguram por mais tempo a calibração. Leia este artigo e assista os vídeos sobre calibração de monitores para fotógrafos.

3. A importância do tamanho da tela para um Fotógrafo

Este item certamente não é mais importante que os 1 e 2 juntos, mas não deve ser deixado de lado.

Quanto maior o monitor, mais área temos para observar e ajustar detalhes em uma fotografia. Um monitor para fotografia com tamanhos acima de 24″ são excelentes. Meus preferidos são os de 27″.

Por que o tamanho do monitor é importante?

Os aplicativos como Lightroom e Photoshop por exemplo, possuem diversas ferramentas, e estas ocupam boa parte de nossa tela.

Se você trabalha com apenas 01 monitor, quanto maior ele for, melhor. Para quem trabalha com 02 monitores, um de 22″ para visualização apenas das imagens já se torna excelente, pois as ferramentas ficam em telas separadas.

04. A resolução de um monitor importa sim

Apesar de ser o último da lista, a resolução de um monitor conta muito para nós fotógrafos. Mas qual a função disso? Vamos lá.

Quanto maior a resolução de um monitor, significa que temos mais pixels na tela certo? Automaticamente temos a possibilidade de observar maior detalhes nítidos nas imagens.

Outro fator importante sobre a resolução é que, quanto maior, menos espaço os textos ocupam na tela, sobrando área para a fotografia.

Faça um teste: vá nas configurações de seu monitor agora e altere a resolução, aumente ou diminua, que você vai perceber alterações significativas nas áreas de texto.

Quais marcas recomendo de seu novo monitor para fotografia?

Melhores Marcas de Monitor para Fotografia

Existem algumas marcas já consagradas no mercado consideradas as melhores fabricantes de monitores profissionais, são elas:

  • Eizo: Esta é a marca preferida dos profissionais que podem investir pesado em seu monitores. Mas é a garantia de obter o melhor gerenciamento de cores possível.
  • NEC: Esta é uma segunda marca também muito consagrada e com monitores de alta performance.
  • Dell: A linha ultrasharp da Dell é provavelmente a melhor linha de monitores de baixo custo. O novo modelo com resolução 5K produz até mesmo cores do espaço Adobe RGB. Vale a pena conferir.
  • Apple: Os monitores da Apple particularmente eu gosto muito e são os que uso hoje, na verdade uso iMacs. O único problema deles é que até hoje, reproduzem apenas o sRGB.
  • Benq: Conversando com um fornecedor da Coralis, tive a notícia que os monitores Benq também estão com excelente qualidade para nós fotógrafos e designers. Vale a pena dar uma olhada.
  • LG: Os monitores da LG até o momento deixavam a desejar, até que lançaram a linha ColorPrime. Ainda não testei nenhum, mas olhei as configurações e é um excelente candidato de monitor para fotografia, mas acredito que ainda para os fotógrafos iniciantes que não tem como investir num melhor.

E os Monitores dos Notebooks e MacBooks?

Realmente não poderia deixar de lado eles que estão cada vez mais presentes em nossas vidas.

Opinião: Este item é apenas minha opinião tudo bem? Algumas pessoas podem não concordar comigo. 😉

Acontece que as telas nem sempre são as melhores. Nos MacBooks a qualidade e até muito boa, mas muito pequena e pra mim funciona apenas em viagens.

Minha sugestão para quem gosta de computadores portáteis é, em casa ou no estúdio, ter um segundo monitor. No monitor secundário (maior) jogar a imagem em tela cheia, assim você terá uma referência muito melhor.

E os computadores tudo em um (all in one)?

A Apple foi a pioneira neste tipo de computadores quando lançou o iMac, inclusive são os computadores que tenho em meu estúdio e super recomendo.

iMac excelente monitor para fotografia

Outras marcas também já lançaram seus modelos, mas ainda é tudo muito novo (pelo menos enquanto escrevo este texto em 2015). Até o momento não vi nada tão atrativo, principalmente se tratando de monitor para fotografia.

Já há modelos com telas IPS, mas ainda não tive a oportunidade de testar e os fabricantes falam pouco sobre os Espaço de Cores que conseguem reproduzir.

No momento, minha sugestão para quem não pode investir em um iMac é aguardar um pouco mais antes de comprar seu All in One. 😉

O que achou deste artigo? Gostou? Então compartilhe com seus amigos nas Redes Sociais!

Forte abraço e até a próxima! 😉