Tudo o que você precisa saber sobre Adobe RGB vs sRGB está reunido aqui neste artigo.
Se você está iniciando neste mundo agora, recomendo ler outro artigo que escrevi sobre Espaço de Cores para entender o conceito geral e depois volte aqui para complementar sua leitura.
Pode ser também que tenha caído por aqui para entender um pouco mais a fundo, bem vindo(a) também.
Serei o mais didático e transparente possível.
Antecipadamente, acredite em mim, use Adobe RGB apenas se você realmente souber o que está fazendo ou seja um profissional da área da imagem como eu, caso contrário o sRGB será suficiente.
Por isso que escrevi outros artigos falando sobre a importância de escolher um bom monitor para edição de fotos.
Adobe RGB vs sRGB
O que é sRGB e por que devemos compará-lo com o Adobe RGB?
Adobe RGB e sRGB são dois perfis diferentes de espaço de cores (também conhecidos como modelos ou sistemas de cores).
Um espaço de cores é uma variedade de cores possíveis. Dependendo do modo em que você fotografar, sua câmera capturará uma certa porcentagem de todas as cores visíveis.
Se você fotografa em RAW, não precisa se preocupar com isso agora, pois os arquivos RAW não possuem espaço de cores predefinidos. Você ajusta isso depois no software de edição.
Alguns modelos de cores são melhores para trabalhos baseados em impressão.
Outros estão mais equipados para mídia baseada na Web, garantindo consistência na aparência, independentemente do dispositivo ou plataforma.
O Adobe RGB é mais recente e pode incluir mais cores que sRGB.
Em termos de popularidade, o sRGB é de longe a opção de espaço de cores mais comum e também o mais indicado para quem usa apenas a Web, pois é 100% compatível.
É uma questão de contexto, ou seja, como, quando e onde seu trabalho fotográfico acabará ou será interagido.
A questão: Adobe RGB vs sRGB. Qual é melhor pra você?
Se sua principal preocupação for a cor e a captura do maior espectro possível, considere o seguinte: O Adobe RGB abrange 50% das cores visíveis sRGB abrange ~ 35% das cores visíveis.
Embora não seja tão comum, existem muitos monitores capazes de renderizar o espectro Adobe RGB por completo, como é o caso dos Monitores BenQ para Fotografia e profissionais da Imagem.
Portanto, ao editar suas fotografias , você pode esperar que a vivacidade e a precisão das cores representadas na tela sejam traduzidas para impressão.
Fotografar no Adobe RGB pode parecer incrível na sua câmera, mas, quando carregado on-line, é provável que as cores sejam convertidas automaticamente, resultando em uma imagem mais sombria e menos vibrante.
Lembrando: se você fotografa em RAW não faz diferença quando está fotografando, apenas na pós produção
O ideal é saber o que está fazendo e usar o espaço de cores correto, para não perder na conversão automática.
Quando usar Adobe RGB?
- Se você for um fotógrafo ou profissional da imagem que precisa de um espectro de cores maior;
- Também se preocupa com o gerenciamento de cores em nível Profissional;
- Se fizer trabalhos em impressão de Belas Artes, com até 12 cores e papéis de algodão;
- Para revelar suas fotos digitais para exposições fotograficas;
- Um designer que deseja finalizar trabalhos em cores mais saturadas, como por exemplo cores Pantone;
Quando usar sRGB:
- Para trabalhos na Web no Geral, como blogs, publicações, portifólios;
- Se você é fotógrafo, mas usa somente MiniLab para imprimir suas fotos;
- Se o gerenciamento de cores em nível profissional não for sua prioridade;
É possível usar os dois em seu fluxo de trabalho?
Efetivamente sim.
Eu como profissional da imagem tenho um monitor que mo mostra os dos espaços de cores, 99% do Adobr RGB e 100% do sRGB.
A grande vantagem disso, é que posso visualizar este trabalho finalizado para destinos diferentes.
Com os Monitores da BenQ, eu posso escolher isso apertando apenas 1 botão.
O sRGB ainda é o padrão
O sRGB é de longe a melhor opção de espaço de cores.
Sei que a gama de cores pode não ser tão rica quanto o Adobe RGB, mas num aspecto geral, a diferença não será notada, até porque a grande maioria das pessoas tem monitores que abrange somente o sRGB.
Há uma razão para o sRGB ter sido o espaço de cores padrão desde o início da web moderna: é universalmente suportado.
O Adobe RGB, embora poderoso, sempre adiciona algumas etapas extras ao seu fluxo de trabalho. Sempre exigirá mais trabalho de pós-processamento que o sRGB.
Sim, quando bem feito, o Adobe RGB pode produzir melhores resultados para impressão.
Com muita frequência, no entanto, grandes fotógrafos que não fazer questão de um gerenciamento de alto padrão técnico, descobrirão que suas impressões não fazem referência ao trabalho original.
Concluindo: Adobe RGB vs sRGB
Cada espaço de cor tem suas vantagens e desvantagens.
Saber escolher cada um deles é o que vai tornar um fluxo de cores perfeito pra você.
Como disse, eu uso um monitor que me possibilita trabalhar com o o Adobe RGB e também o sRGB, assim eu escolho qual será melhor para cada trabalho.
Obrigado por sua leitura e não deixe de conhecer meus cursos e projetos para profissionais da imagem.
Até a próxima.