Como Calibrar Monitor BenQ SW: SW2700PT e SW270C

Aqui você vai ficar por dentro de como Calibrar um Monitor BenQ da linha SW.

Este guia serve para todos os modelos desta linha BenQ, o SW2700PT e SW270C.

Calibrar Monitor BenQ SW via Software ou Hardware?

Há 2 formas de calibrar um monitor BenQ SW, por Software ou Hardware.

A calibração via software é a mais conhecida e usada no mercado, através dos colorímetros, porém menos precisa.

Os monitores profissionais, como esta linha Benq SW possibilita fazer calibração por Hardware, ou seja, você estará calibrando o monitor independente do controlador de vídeo.

Isso é fantástico, pois é possível usar seu monitor em diversos computadores, mesmo que estes possuam placas de vídeos diferentes e não foram calibrados neles.

Além disso você conta com um nível maior de precisão na calibração.

Passo 1) Limpe seu Computador

Antes de calibrar um monitor BenQ SW, remova todo e qualquer sistema de calibração de monitor instalado anteriormente  – já que diferentes sistemas de calibração frequentemente interferem entre si.

Depois de configurar e calibrar o monitor corretamente, você poderá reinstalar o outro software (mas recomendamos que você o faça apenas se precisar usar com outros dispositivos – por exemplo, para calibrar um segundo monitor).

Durante a calibração, conecte seu monitor BenQ diretamente ao seu PC / laptop. Não use qualquer tipo de adaptador.

Passo 2) Desative recursos do sistema operacional

Ajustes dinâmicos em monitores como Modo Noturno podem prejudicar a calibração.

Não queremos que a aparência da sua tela seja modificada de forma alguma durante o processo de calibração; portanto, nesse momento, você também deve:

  • Desativar o protetor de tela (ou defina o tempo de ativação para uma hora)
  • Desative qualquer gerenciamento de energia do monitor que possa desligar ou escurecer sua tela (ou novamente, defina a ativação como uma hora)
  • Desativar o modo ‘Modo Noturno’ (também conhecido como ‘Night Shift’ em Macs)

Quando a calibração estiver concluída, você poderá defini-los como estavam, exceto a Luz Notura, que deverá sempre ficar desativada, pois altera muito as cores de seu monitor.

Nota: O BenQ SW possui recursos de baixa luz azul e anti-cintilação incorporados que já oferecem qualidade ergonômica muito alta para os seus olhos – a BenQ realmente inventou essa tecnologia).

Passo 3) Verifique a compatibilidade e baixe o PME

calibrar monitor benq sw2700pt s270c

Para calibrar monitor BenQ SW via Hardware, é necessário um calibrador compatível com o software Palette Master Elements, o software que faz o controle de calibração.

Até o momento os calibradores compatíveis são:

Se você não tiver esta lista de Calibradores, não vai conseguir calibrar seu monitor BenQ via Hardware, apenas via Software seguindo os passos deste outro artigo sobre Como Calibrar Monitores para Fotografia.

Passo 4) Conecte seu Monitor BenQ por USB

Este passo é muito importante e esquecido por muitos.

A PME conversa diretamente com o hardware do seu monitor BenQ através de um dispositivo USB.

Portanto, além da conexão por vídeo como HDMI, Display Port ou DVI, é necessário conectar o cabo USB, que já vem na caixa de seu Monitor BenQ SW.

Nota: Essa conexão também habilita as portas USB downstream na lateral do seu monitor e o leitor de cartão SD, se o seu modelo tiver uma.

Se você não conseguir fazer isso, receberá uma mensagem informando que o monitor não foi encontrado. Conecte o USB, reinicie o software e o Palette Master Elements encontrará o monitor.

Passo 5) Conecte o Calibrador

Calibrador i1Display Pro

Depois de fazer a conexão USB ao monitor, conecte seu calibrador.

A abordagem mais confiável é agora conectar seu calibrador a uma das portas USB posteriores no próprio monitor.

Às vezes, o software BenQ pode ser muito exigente quanto ao reconhecimento do calibrador, se você o tiver conectado a uma porta USB no seu computador – por isso, se houver algum problema nessa área, tente as portas do seu monitor.

Lembre-se que o Palette Master Elements é compatível com e vem com os drivers para os calibradores X-Rite i1Display, i1Pro e Datacolor Spyder 4 e 5.

Passo 6) Aqueça por 5 minutos e comece a configuração

Certifique-se de que o seu monitor tenha aquecido adequadamente antes de começar a calibrar – com os monitores BenQ, apenas cinco minutos de tempo ligado são suficientes.

Calibrar Monitor BenQ SW Hardware

Quando o PME abrir pela primeira vez, você será recebido com uma tela de configuração inicial.

Essa tela deve identificar corretamente seu monitor e o calibrador que você está usando (se você esqueceu de conectá-lo antes de iniciar o PME, conecte-o agora e escolha ‘Checar Sensor’ para confirmar que o PME pode encontrá-lo).

Também escolhemos o “Modo avançado” nesta tela, pois é claro que queremos tirar o máximo proveito de nosso excelente hardware de monitor BenQ.

Quando tudo estiver correto, pressione ‘Iniciar’ para iniciar o processo de calibração.

Você verá uma tela com duas opções – basta escolher Calibrar e clicar em próximo.

Como Calibrar Monitor BenQ SW: SW2700PT e SW270C 1

Passo 7) Configuração de Exibição no PME para seu Monitor BenQ SW

Nesta página, escolhemos as configurações apropriadas para o perfil e calibração a seguir.

Você pode seguir nossas dicas ou se tiver conhecimento, fazer sua próprias configurações.

Ponto de branco

O ponto de branco padrão do setor é 6500K (AKA D65).

Provavelmente, você deve usá-lo se estiver usando um laboratório fotográfico típico para imprimir ou inserir imagens no seu clube de câmeras etc.

Como alternativa, se estiver fazendo sua própria impressão (ou imprimindo conosco aqui), provavelmente encontrará um ambiente mais quente.

O ponto de branco oferece uma tela visivelmente melhor para imprimir a correspondência. Usamos 5800K aqui, que se tornou um padrão de fato para muitos que trabalham com obras de arte.

Primárias RGB

Os monitores BenQ são monitores de ampla gama e queremos que vejamos e usemos todas essas cores encantadoras, por isso escolhemos Painel Nativo aqui.

Se você deseja restringir a gama do monitor ou pretende trabalhar com um padrão de vídeo, pode escolher, por exemplo, sRGB ou DCI-P3 aqui, conforme apropriado.

Luminância

Para a maioria dos trabalhos de impressão, normalmente é adequado em algum lugar na faixa de 80 a 120 cd / m2.

Após a calibração, se você achar que, por exemplo, suas impressões são sempre mais escuras do que o esperado, recalibre e defina uma figura mais baixa aqui (ou vice-versa, se as impressões forem mais claras, use uma figura mais alta aqui).

100 cd / m2 é um bom ponto de partida, então é isso que definimos aqui.

Se você estiver trabalhando com vídeo e tentando simular TVs, etc, provavelmente desejará usar uma figura mais alta, ou mesmo Máxima, para a luminância.

Gama

Para quase todo o trabalho de imagem estática, isso deve ser 2.2. No espaço do vídeo, gammas diferentes são frequentemente usados, como o 2.4. Defina conforme apropriado.

Ponto de Preto

Absoluto aqui significa usar a relação de contraste nativa completa do painel e definir o preto para o ponto mais baixo possível.

Usar Relativo aqui deve, em teoria, resultar em um preto mais neutro (tecnicamente, o monitor manterá a curva gama até o ponto preto) – é o mais adequado para imprimir provas digitais, mas o preto não será o mais profundo possível .

Essa é uma área em que esse software pode ser aprimorado tanto em termos de opções quanto de idioma – seria bom poder definir aqui uma taxa específica de nível / contraste de preto para permitir uma melhor simulação de hardware das condições de contraste de impressão.

Quando estiver satisfeito com todas as suas configurações, pressione Avançar para continuar.

Passo 8) Configurações de Medição

Monitor BenQ Calibracao

Agora, configuramos as configurações de medição e perfil.

Aqui nós escolhemos opções para máxima qualidade e compatibilidade.

Observe que você pode carregar duas ou três calibrações separadas na maioria dos modelos de SW.

Depois de carregado no monitor após o processo de calibração, você pode alternar entre diferentes calibrações usando o botão mode no monitor.

Assim, você pode, por exemplo, criar um destino geral para sRGB e uso da Web, além de uma calibração separada para impressão e alternar facilmente entre eles, conforme necessário.

Aqui, optamos por carregar esta calibração no modo Calibração 1

O nome do perfil ICC é com você – você pode usar os números técnicos que o software gera automaticamente ou pode chamá-lo de algo mais humano, como ‘Minha calibração de impressão de belas artes’.

Nível do sistema – isso sempre deve ser verificado. Realmente não consigo pensar em um cenário em que você não gostaria que isso fosse verificado para ser honesto.

Versão do perfil – os perfis V2 ICC são os mais compatíveis em geral e não há realmente nenhum benefício prático nos perfis V4; portanto, vá com a V2 aqui.

Tipo de perfil – O mais preciso é o LUT de 16 bits, por isso escolhemos isso.

Tamanho do conjunto de patches – Escolhemos grande, o que significa medir e corrigir mais patches. Leva mais tempo, mas o resultado final é mais preciso.

Quando estiver satisfeito com as configurações, pressione Iniciar medição para iniciar o processo de medição real.

Passo 9) O Estágio de Medição

estagio de medição monitor benq sw

Siga as instruções na tela, monte seu calibrador na tela e pressione Continuar para fazer a bola rolar.

Sua tela piscará diversas vezes por um tempo, com vários níveis de brilho e cores, e o processo pode levar algum tempo (até 30 minutos – mas geralmente são mais de 10 minutos).

Quando o processo estiver concluído, você verá a tela de resultados básicos.

Passo 10) Validação e resultados estendidos

Calibração Monitor BenQ SW hardware

Embora exista um argumento sólido de que a validação de uma calibração com o mesmo instrumento de medição com que você fez é conceitualmente defeituosa (os erros de medição que ocorrem durante a calibração provavelmente serão repetidos durante a validação), não há nenhum dano real.

Pressione Valide a calibração e você obterá uma tela de resultados mais abrangente

Calibração do Monitor BenQ SW Concluída!

Neste ponto, o seu monitor BenQ SW está calibrado e você pode terminar aqui, se quiser, ou voltar e configurar mais calibrações para diferentes cenários de trabalho.

Agora você poderá desfrutar de cores lindas e precisas em sua tela agora calibrada!

Recomendamos que você execute novamente a calibração todos os meses aproximadamente.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

O Melhor e mais completo está te esperando