Viver de Fotografia: Dicas Essenciais para quem deseja ter a Fotografia como Profissão

You are currently viewing Viver de Fotografia: Dicas Essenciais para quem deseja ter a Fotografia como Profissão

Em mais um episódio da série, hoje vou responder uma pergunta sobre Viver de Fotografia.

Talvez a primeira pergunta que vem à mente seja a própria: “É possível viver de fotografia?”

Minha resposta simples e direta é sim.

Viver de Fotografia é possível, mas precisa de dedicação

Não estou afirmando por ouvir amigos ou conhecer outros fotógrafos, mas sim por experiência própria, após ser contratado por mais de 530 clientes em minha carreira com fotógrafo profissional e ter fotografado alguns lugares do Brasil e na Europa.

Selecionei esta pergunta, pois é uma das que mais recebo via e-mail.

Na verdade, são perguntas diferentes, mas com relação ao mesmo assunto.

  • Willian, é possível viver de fotografia?
  • Você acredita que posso ter uma carreira de sucesso num mercado tão cheio de fotógrafos e passar a viver de fotografia?
  • Willian, qual tempo certo para o fotógrafo chegar a um lugar que consiga viver bem com a fotografia, sei que dependem de alguns fatores, mas qual o tempo máximo você considera o ideal?
  • Estou na fotografia há 3 anos e ainda não consigo viver apenas de fotografia, o que você diz a respeito?

Estas são apenas algumas, mas tenho outras 29 aqui.

Se você não lembrar de qualquer dica minha, peço que lembre apenas desta pequena frase: “Se o Willian conseguiu, eu também consigo” 😉

Fora o conteúdo em vídeo, vale compartilhar algumas dicas importantes se você quiser ter um lugar no mercado da fotografia profissional:

1. Procure seu diferencial

Mesmo com muitos profissionais, você precisa destacar-se e deixar claro no mercado que possui um diferencial. Ter qualidade já não é um diferencial.

Ser diferente não é usar barba por fazer, óculos e trajes Hipster (a não ser que seja seu estilo), mas buscar algo que somente você pode entregar ao cliente.

2. Energia positiva

Ninguém quer contratar um profissional que não acredita em seu potencial ou até mesmo uma pessoa que não transmita “algo bom”.

Você já conversou com alguém que não via a hora de terminar a conversa para dar um tchau? Pois é, seu futuro cliente também te observa desta forma.

Seja agradável, positivo e mantenha a energia no topo por todo o tempo que estiver atendendo.

3. Seja Criativo

Criatividade é melhor que qualidade. Sem dúvidas, um fotógrafo criativo terá um espaço reservado ao mercado concorrido, onde tudo está muito parecido.

4. Seja Marketeiro

Se você deseja ser dono de seu negócio para viver de fotografia, vai precisar dominar as técnicas de marketing e vendas.

A maioria dos fotógrafos tem “MarketingFobia” (nem sei se existe este termo…rsr) e acreditam que todas as pessoas que implementam uma boa estratégia de marketing não são confiáveis.

5. Organize as finanças

Vender não é tudo. Organizar as finanças pode diferenciar você do colega que nunca tem reserva para investimentos;.

Se você quiser começar certo, e seguir um caminho duradouro (o meu já passaram dos 10 anos) 😉 precisa dedicar tempo ao gerenciamento de suas finanças.

Eu tenho um projeto completo pra você. Que é justamente o que uso em minha carreira e aperfeiçoei durante todos estes 10 anos.

Estas são algumas dicas básicas para responder algumas dúvidas que tenho recebido

Compartilhe, pois sempre há um amigo(a) fotógrafo(a) com dúvidas semelhantes.

Forte abraço e até a próxima. 😉

Willian Lima