Fotógrafo, está difícil Viver de Fotografia? Foi muito difícil pra gente também

You are currently viewing Fotógrafo, está difícil Viver de Fotografia? Foi muito difícil pra gente também

Neste momento, dezenas de fotógrafos estão desistindo de seguirem seus sonhos…

… o que foi uma alegria um tempo atrás, hoje é um peso e uma situação sem solução.

Viver de fotografia já não é um sonho possível.

Por que será?

Na maioria das vezes, a resposta é simples. Falta de clientes.

Leia esta história, foi difícil escrevê-la sem me emocionar …

… pois lembrei de muita coisa que passamos (eu e a Priscila) para chegar até aqui.

Toda vez que olho estas fotos, relembro das dificuldade e obstáculos que tivemos que VENCER.

Olha só!

Naquela época, não tinha Whats app e nossos contatos eram feitos via telefone fixo, só que na verdade, não tinhamos grana para ter uma linha pra gente.

Quando tinha, muitas vezes era cortada por falta de pagamento.

Portanto, nosso telefone para ligação era um telefone público (conhecido também como orelhão). Não riem, é sério.

Difícil viver de Fotografia?

Nossos primeiros clientes nos atenderam quando ligávamos de um “orelhão”, um telefone público.

E ainda mais, combinávamos alguns horários para nos retornarem e ficávamos esperando ali na frente, pois o cartão havia acabado e sem grana para comprar mais “créditos”.

Esta era a única alternativa até então.

Daria para desistir naquele momento! Sim.

O que você faria nesta situação?

Foi difícil, mas superamos juntos. 

Eu com a parte técnica da fotografia e marketing, e ela nos telefonemas e administração.

Esta é a foto de nosso primeiro escritório. Em cima de uma pizzaria aqui no bairro onde crescemos.

Primeiro Escritório Willian Lima

Mas nossos SONHOS eram grandes.

E fizemos de tudo para dar certo, TRABALHAMOS dia e noite, literalmente.

Por que estou te contando isso?

Para TE INSPIRAR e dizer que é POSSÍVEL Viver de Fotografia, começando do absoluto ZERO.

Se tivesse desistido naquela época, jamais seria o Willian Lima que todos conhecem hoje.

Com mais de 550 casamentos, fotografando diversas cidades, inclusive na Europa e com projeto sobre fotografia que tem mais de 6.000 alunos.

O que mudou o jogo pra gente?

Passamos mais ou menos uns 2 anos numa situação realmente difícil financeiramente com nossa empresa.

Poucos ou nenhum cliente.

Com meu conhecimento de hoje, certamente digo que estávamos longe de ser uma empresa.

Sempre conversamos muito e trabalhar em casal não é muito fácil, o problema de chatear o outro é um fator delicado.

Mas uma coisa chegamos de comum acordo.

Se estudarmos apenas fotografia, seremos excelentes fotógrafos, mas NÃO CONSEGUIREMOS VIVER DELA.

Priscila Lima Fotógrafa inicio de Carreira

O que combinamos que gerou muito resultado?

Desenvolver mais a fundo nosso marketing, pessoal e o da empresa.

  • Fizemos um plano de negócio;
  • Organizamos o Financeiro;
  • Cuidamos de nossa imagem, o máximo que conseguimos na época, pois envolve dinheiro;

Com tudo isso pronto, tivemos um insight que mudou o jogo definitivamente nos próximos anos.

Todo mundo tem acesso hoje, mas não sabem tirar o máximo potencial e perdem muito tempo à toa.

A Internet…

Criamos um plano de marketing que funciona até hoje.

Está baseado em 3 pilares.

  • Atrair o cliente que já estão procurando por nosso serviço;
  • Atrair o cliente que precisa, mas que deixa para depois;
  • Atrair aquela pessoa que vai precisa, mas ainda nem se ligou;

E isso podemos fazer de algumas maneiras…

  • Utilizando blog e site corretamente;
  • Através das Redes Sociais;
  • Através dos mecanismos de busca, como o Google;

Com a internet, o plano de marketing é escalável, principalmente se você fizer da forma correta.

Se você já tiver fazendo isso, sem colher resultados reais, talvez esteja fazendo algo errado ainda.

Se você não chegou onde queria, provavelmente é porque ainda não aprender como fazer.

Não quer perder nenhum conteúdo?

Você pode ficar por dentro de novos conteúdos sobre marketing e carreira para fotógrafos, se inscrevendo aqui.

Abraços.