Este é um segundo artigo sobre o tema time lapse e falarei sobre como fazer a finalização de seu Time Lapse com Photoshop, afinal para que complicar se podemos fazer com um editor de fotos bem conhecido e presente em nosso dia, não é verdade?
Se você tem dúvidas iniciais recomendo ler o que é e como fazer um time lapse.
Se você já sabe como clicar, continue lendo este artigo para finalizar seu vídeo.
Time Lapse com Photoshop?
Apesar do Photoshop não possuir recursos que nos permitam editar um vídeo profissionalmente, com todos as funções de cinema, é perfeito na montagem de um time lapse.
Como a timeline do photoshop é uma sequência de imagens, esta tarefa se torna muito simples e intuitiva, mesmo pra quem nunca criou um time lapse antes.
Antes de montar seu Time Lapse com o Photoshop, sugiro que todas suas fotos já estejam tratadas e no formato JPEG. Neste caso, utilizei o Lightroom para fazer a revelação de minhas fotos em RAW, exportei-as numa pasta específica e assim as utilizei para este tutorial.
Vamos para o passo-a-passo.
Passo 01 – Organizar as fotografias em JPEG numa pasta específica
Para a criação deste artigo, salvei minhas fotos numa pasta nomeada Time Lapse com Photoshop com as fotografias renomeadas com sequência numérica.
- (timelapse-tutorial-0001.jpg, timelapse-tutorial-0002.jpg… assim por diante)
Além disso sempre deixe suas fotografias muito bem organizadas, para facilitar uma busca futura.
Passo 02 – Carregar as fotos no photoshop
Vá até o menu arquivo – abrir…
Passo 03 – Opções de importação
Antes de selecionar qualquer fotografia e seguir para a próxima imagem, vá até “opções” para ativar o modo de importação “sequência”.
Passo 04 – Sequência de imagem
Marque a opção “sequência de imagem”. Assim o Photoshop importará automaticamente todas as fotos como uma sequência e adicionará diretamente à timeline de vídeo e montar o time lapse automaticamente.
Passo 05 – Definir a Quantidade de Quadros do Filme
Frame Rate é á quantidade de fotos que completarão 1 segundo de imagem. Não sei se você sabia, mas para cada segundo de vídeo contém diversas fotografias.
O cinema utiliza-se muito a taxa de 24p, que são 24 imagens por segundo na taxa progressiva. A Taxa Progressiva é ideal para os televisores de hoje.
A imagem apresentada no início deste artigo foi criada em 24fps
Assim que clicar em ok, o photoshop vai montar automaticamente seu time lapse.
Passo 06 (opcional) – Ativar a timeline de vídeo
É opcional, mas se quiser conferir como ficou seu time lapse criado no photoshop você precisa ativar a timeline de vídeo. Vá até o menu “janela” – “movimento”.
Passo 06 (opcional) – Definir a proporção do time lapse
A maioria dos televisores e vídeos da internet hoje reproduzem vídeos com a proporção 16:9, por isso recomendo que faça o corte do vídeo conforme explico na imagem. Para ativar a ferramenta de recorte, aperte a “tecla C”.
Nota: Se você pretende juntar vários time lapses num mesmo vídeo, não precisa fazer o corte neste momento, pois a junção será feita num editor de vídeo posteriormente.
Passo 07 – Exportação do Time Lapse para Vídeo no próprio Photoshop
Você agora precisa gerar um arquivo de vídeo com suas fotos. Para exportar vá até o menu “arquivo”.
Passo 08 – Confirmar a exportação
Quando a janela se abrir, você terá a opção de renomear o arquivo, escolher o local de exportação e o formato. Siga as instruções da imagem abaixo que seu time lapse ficará muito bom. Depois clique em aplicar renderização.
Notas Importantes
- Se você utiliza Mac, minha dica é trabalhar sempre em H264, que é o Codec mais avançado do Mundo;
- Se utiliza o Photoshop no Windows, a parte do “formato” pode não conter a opção h264. Talvez a melhor opção seja Windows Movie Vídeo, o formato de vídeo padrão Windows.
Seguindo todos os passos acima será simples montar seu time lapse com o photoshop.
Espero que tenha te auxiliado. Compartilhe com seus amigos nas redes sociais! 😉
Até a próxima.