Tudo o que você precisa saber sobre a Regra dos Terços na Fotografia está neste artigo.
A regra dos terços faz parte do básico na composição fotográfica. Todo excelente fotógrafo profissional ou hobbista, conhece bem sobre composição e este é o assunto primordial para começar bem.
O que é a Regra dos Terços?
Certamente você já deve ter visto um gráfico parecido com este acima certo? É possível observar que ao separarmos todos os elementos do gráfico teremos:
- 09 Quadros laranjas;
- 04 Linhas azuis;
- 04 Pontos que as linhas se cruzam, sinalizados com os círculos em branco.
Estes elementos individuais separados ocupam 1/3 do quadro geral, por isso o nome regra dos terços.
Exercício de fixação: A maneira mais simples e eficiente para memorizar é observar e imaginar como seria uma cena na vida real em uma fotografia com a regra dos terços. Pratique todos os dias.
O Conceito básico da regra dos terços na fotografia
O conceito básico sobre a regra é colocar os elementos mais importantes de sua fotografia nos pontos que as linhas se cruzam, segundo estudos são os que mais atraem nosso olhar.
Não há uma regra sobre qual ponto é ideal para colocar o assunto principal, mas como fotógrafo gostaria de deixar algumas dicas gerais que podem lhe auxiliar na hora de utilizar a regra dos terços na fotografia.
São apenas minhas sugestões com experiência de anos como fotógrafo profissional. Você pode tentar outras variações.
Na fotografia de Retratos, a dica geral é posicionar os olhos nos pontos superiores ou o mais próximo possível. O olhar num retrato é muito importante.
As fotografias 1 e 2 mostram exemplos na prática.
Para fotografias de pessoas que não sejam close-up, minha sugestão é fazer a composição com um dos pontos superiores.
Nas fotografias em geral, você pode escolher qualquer um dos pontos livremente. Minha dica é que tome cuidado com os outros elementos da cena.
Não corte objetos importantes e também não deixe na composição objetos que não terão qualquer conexão com o assunto principal.
Outras aplicações para a Regra dos Terços na Fotografia
Até aqui falamos dos pontos onde as linhas se cruzam, mas você pode usar outros elementos da regra dos terços para fazer uma boa composição na fotografia, principalmente em fotografia de paisagens e panoramas.
Chegou o momento de utilizarmos as linhas na composição fotográfica, afinal não existiriam os cruzamentos sem as linhas. Elas também dividem a cena em frações de 1/3 e devem ser utilizadas na hora de fotografar.
Nas fotografia 6 que fiz em Paris, é possível observar que a Torre Eiffel está na linha vertical direita. No ponto que a linha divide em exatamente 1/3 a imagem.
Por coincidência a fotografia 7 feita em Roma, também fiz a composição com o assunto principal na linha vertical direita.
Na fotografia 8 o mesmo conceito das linhas é aplicado, a diferença é que para landscapes você usa as linhas horizontais. Minha dica é que você fotografe o ponto de divisão da imagem em uma das linhas, neste caso a divisão do mar com o céu está na linha horizontal inferior.
Como ver a regra dos terços na hora de fotografar?
Esta é uma pergunta que preciso tomar o máximo de cuidado ao responder.
Alguns modelos de câmeras disponibilizam a opção de mostrar a grade no momento que estiver fotografando. Sugiro de olhar em seu manual para encontrar a função. Infelizmente nem todos os modelos é possível encontrar a grade, seria muito produtivo.
Por isso minha dica é praticar diariamente com um smartphone, até escrevi um artigo sobre como tirar fotos perfeitas e comento exatamente isso.
Se você usar um iPhone, é possível encontrar os ajustes sobre regra dos terços conforme a imagem abaixo.
Você pode recortar a imagem após fotografar
Se você não conseguir usar a regra dos terços na hora de fotografar, não se preocupe, é possível ajustar sua imagem em qualquer aplicativo de edição. Uso diariamente e recomendo o Lightroom da Adobe, inclusive ha uma série de artigos sobre aqui no blog.
Na Fotografia 10, você pode ver um exemplo de como usar a regra dos terços no lightroom.
Dica: Para ativar a função basta apertar a tecla R no teclado, em seguida a tecla O até visualizar a regra dos terços na fotografia que está na tela.
Tenho certeza que vai te auxiliar e abrir algumas ideias.
Concluindo
Para concluir sobre a regra dos terços na fotografia vale dizer que, se há uma regra, ela pode também ser quebrada.
Pensamento: Para quebrar uma regra, você precisa conhecê-la bem.
Conforme for aprimorando sua fotografia comece a pensar em composições fora da regra. Fotografias que outros elementos possam lhe trazer uma imagem esteticamente bela.
Forte abraço e até a próxima! 😉