Um artigo especial com dicas para quem está pesquisando sobre programas para editar fotos.
Há mais de 10 anos como fotógrafo profissional e agora compartilhando dicas aqui no Falando de Foto, recebo dezenas de mensagens de leitores com dúvidas sobre quais programas para editar fotos indico para quem está iniciando com a fotografia.
O objetivo não é dizer com verdade absoluta sobre qual você deve escolher, mas listar alguns aplicativos que conheço e deixar-te livre para escolha.
Espero que goste! 😉
Aperte o Play e assista a LIVE que fiz comparando alguns programas para editar fotos que recomendo a quem gosta de fotografia.
Nota: Aqui vou considerar a edição, tratamento de fotos como o mesmo assunto, pois muitas pessoas que pesquisam sobre edição de fotos, na verdade estão procurando saber também sobre tratamento de fotos. Por isso, os profissionais da área não joguem pedras, ok? Quero apenas auxiliar a galera que precisa de uma opinião! 😉
O Photoshop
Certamente o photoshop está no topo da lista dos programas para editar fotos mais populares no mundo. Provavelmente 10 de cada 10 fotógrafos já ouviu falar sobre.
As vantagens que vejo em usar o photoshop é o suporte e compatibilidade com praticamente qualquer sistema operacional e suas versões, seja baseado em Mac ou Windows.
Super recomendo para usuários que queiram um fluxo de trabalho fluido e de qualidade, mesmo para quem leva a fotografia como hobbie ou é iniciante.
É necessário apenas ficar atento sobre a compatibilidade de hardware, pois o photoshop precisa de uma boa máquina para rodar perfeitamente as versões mais recentes.
Se você não possui um computador de ponta, as próximas sugestões podem ser melhores.
Tutoriais Photoshop: aqui você encontra uma lista de tutoriais gratuitos para photoshop
O Lightroom
O Lightroom vem se tornando cada dia mais popular, é uma versão do photoshop com recursos voltados para produtividade, como organização e edição de fotos em lote.
Recomendo fortemente para os iniciantes na fotografia que precisam tratar suas fotos de viagens, pois sei que a quantidade de fotografias é grande o lightroom é um programas para editar fotos mais versáteis e completos que conheço.
Também para os fotógrafos de casamento e família como eu, que sempre voltam com no mínimo 1000 fotos para editar e tratar.
Um ponto positivo para o Lightroom é que sua curva de aprendizado é bem mais simples que o photoshop, pois as ferramentas ficam praticamentes visíveis na barra lateral, além de ser possível alterar os ajustes a qualquer momento com facilidade.
Importante dizer também que o lightroom não é pra quem deseja realizar montagens , trabalhar com textos, criar folhetos, etc. É indicado para tratamento e coloração de fotografia.
Pra mim é um dos melhores programas para editar fotos do mercado.
Abaixo, segue uma aula ao vivo que fiz para demonstrar a mais nova versão do Ligthroom.
Tutoriais Lightroom: Aqui você encontra uma série de tutoriais gratuitos sobre o Lightroom.
O Gimp, que é gratuito
Apesar do Gimp ser o programa para editar fotos gratuito mais famoso do mundo, talvez não tenha ouvido falar sobre. Provavelmente por falta de publicidade em massa como a Adobe faz com o Photoshop.
Há quem diga que é a melhor alternativa para o Photoshop, já que traz excelentes funcionalidades e é gratuito. Tem as vantagens de ser um editor bem completo, gratuito e possui alguns recursos avançados.
A desvantagem que verifiquei de imediato é não trabalhar com o método de cor CMYK, ou seja, pra quem pretende fazer impressão em gráfica, pode enfrentar problemas com cores.
Affinity Photo, o photoshop que se cuide
Este é um dos programas para editar fotos que promete chegar junto a seu principal concorrente, o Photoshop.
A Affinitty apostou forte com seus engenheiros e disponibiliza neste programa ferramentas de ponta para editar suas fotos, bem semelhantes ao Photoshop.
Uma das vantagens do Affinity é ser muito menor e menos pesado que o photoshop, precisando de processadores menos potentes que seu concorrente.
O Corel Photo Paint
A Corel também disponibiliza um programa para editar fotos com objetivo de facilitar a comunicação com o Corel Draw, que é seu programa mais popular.
O Photo Paint possui bastante recursos legais, mas sua interface é bem parecida com a do Corel Draw, que não é lá estas coisas para trabalhar com fotografias.
Outros programas legais para fotógrafos
Image Optim – Imagens para Internet
Este aplicativo não é tão conhecido, utilizo há mais de 3 anos e sempre me ofereceu excelentes resultados. É gratuito e serve para comprimir e preparar suas fotografias para internet, site ou blog.
Se você usa o Photoshop, consegue fazer esta redução no momento da exportação.
Para reduzir sua fotografia, é só arrastar para o Image Optin e pronto.
Photosynth – Crie Panoramas
A Microsoft veio pesado com o Photosynth. Perfeito para criar panoramas com facilidade.
Na verdade é um serviço online, que funciona como aplicativo. Você apenas envia a sequência de suas fotografias e ele gera o arquivo panorâmico.
Antes do iPhone ter o recurso de foto panorâmica no próprio aplicativo, utilizava o aplicativo Photosynth.
Não sei dizer se existe para Android, mas vale a pena dar uma pesquisada e testá-lo.
Quais uso e recomendo?
Bom vamos lá. 😉
Como fotógrafo profissional de casamentos e família, o fluxo de imagens é alto, por isso uso 90% do tempo o lightroom. Foi o programa para editar fotos que me adaptei bem.
Em alguns casos faço a integração com o Photoshop para realizar alguma tarefa que o Lightroom não executa, como por exemplo redimensionar imagem e trabalhar com camadas, caso precise aplicar algum filtro de nitidez.
Se você não for um fotógrafo profissional, mas deseja facilitar o processo de edição, sugiro aprender o Lightroom. A curva de aprendizado é bem simples e vai facilitar todo seu processo.
Onde encontrar estes programas para editar fotos?
Abaixo, segue uma lista de links para testarem todos os programas que citei neste artigo.
- Adobe – www.adobe.com.br
- Gimp – www.gimp.org
- Affinity Photo – www.affinity.serif.com
- Corel Photo Paint – www.coreldraw.com
Aqui apresentei alguns programas para editar fotos que conheço e ja utilizei em alguma etapa de meu trabalho. Espero que lhe tenha auxiliado e a escolha agora é sua.
Faça teste e verifique o que melhor lhe atende!
Praticamente todos oferecem uma versão de testes por 30 dias, assim não precisa desembolsar qualquer quantia até escolher seu predileto.
Lembre-se que minha sugestão é o Lightroom!
Abraços e até a próxima!