Alguns dias atrás a Nikon anunciou a nova Nikon D850, que chegou com muita coisa interessante para os apreciadores da marca.
Estava esperando informações oficiais sobre a câmera para compartilhar as características que mais me chamaram atenção e também algumas fotos oficiais com a câmera.
A Nova Nikon D850 chegou com tudo
A D850 certamente é uma câmera DSLR Full Frame que oferece aos fotógrafos e videomakers, entusiastas ou profissionais, a combinação perfeita de alta resolução e desempenho de alta velocidade.
Para se ter uma ideia, a Nikon D850 está com resolução de 45,7 megapixels, fator que pode chamar atenção aos fotógrafos de moda. 😮 Já os fotógrafos de casamento, família e fotojornalistas que se cuidem com os cartões de memórias e discos com tanta resolução.
Porém não é o fim do mundo, pois é possível escolher entre 3 tamanhos de arquivos RAW durante as fotos, diminuindo o tamanho do arquivo final.
Apesar de sua resolução, a D850 pode disparar até 7 quadros por segundo (fps), interessante a quem precisa de fotos sequênciais e não quer abrir mão da alta resolução.
Certamente também serão necessários cartões de memórias com taxas de gravação mais rápidas para usufruir desta velocidade, caso contrário, em algum momento terá de aguardar o processo de gravação dos arquivos no cartão até que esteja liberado para o próximo clique.
Mas não foram apenas estas características que me chamaram atenção e fez a D850 ser o maior lançamento da Nikon, segundo o diretor de Marketing da própria Nikon.
A Nikon D850 é muito mais do que uma câmera, uma afirmação que a Nikon continua a ouvir as necessidades dos clientes para inovar nos próximos 100 anos e trazer ao mercado uma DSLR que supere as expectativas dos profissionais que confiam na marca para ganhar a vida “, disse Kosuke Kawaura, diretor de marketing e planejamento da Nikon Inc.
Características principais da Nikon D850
Até aqui já deu para receber que a D850 chegou “pra valer” e abaixo quero listar as características que mais se destacaram e tiveram upgrade significativo em relação à sua antecessora D810.
Claro que este é meu ponto de vista como fotógrafo e talvez estejam ligados aos detalhes mais importantes pra mim. Espero testá-la rápido. 😉
Resolução: 45,7 megapixels nativa. Você poderá escolher 3 tamanhos de arquivos RAW, grande, médio e pequeno o que é interessante para fotógrafos de casamento, família e fotojornalistas que não precisam da resolução total da Nikon D850 a todo momento.
Resolução do Monitor: 2,359,000 pontos, quase o dobro em relação à sua antecessora.
Faixa de ISO: Nativo de 64 a 25.600 (expansível de 32 até 102.400)
Empilhamento de Foco: Com a Nikon D850 você pode fazer empilhamento de foco (300 disparos em bracketing de foco para combinar mais tarde com software de computador). Muito útil para fotografia de gastronomia e macrofotografia.
Captura de Alta Velocidade: o D850 é capaz de disparar até 7 fps em resolução total, com AF / AE completo ou 9 fps em resolução total com a adição de uma bateria opcional (MB-D18) e bateria EN-EL18a / b (Toque aproximadamente 51 quadros de captura RAW sem perdas de 14 bits / 170 quadros de 12 bits sem perdas).
EXPEED 5: Atrás de cada grande sensor há um ótimo mecanismo de processamento de imagem. A Nikon D850 conta com o motor EXPEED 5 – o mais atual da Nikon – que permite leitura e processamento de dados mais rápidos. Também melhora o desempenho do sensor em baixa luminosidade, captura de vídeo UHD 4K de quadro completo e maior eficiência de energia para uma vida útil mais longa da bateria.
Timelapse em 8k: Quem já usa modelos Nikon equipadas com a função Timelapse, agora pode contar com a definição 8K e melhoramentos na função Timelapse, além de poder usufruir do modo silencioso.
Modo vídeo que supera expectativas: Além de resolução 4k em 30fps, o videomaker conta com até 120fps em Full HD/1080p, aumentando possibilidades de criação de projetos em vídeo. Você também pode escolher os formatos de gravação MOV e MP4.
Botões iluminados: Para quem fotografa a maior parte do tempo em ambientes escuros, este recurso vai auxiliar bem na visibilidade das funções.
Slots de cartão duplos: A Nikon D850 possui slots de cartão de memória duplos – XQD para captura e transferência de alta velocidade, bem como cartões SD.
Controle de Rádio-Flash: Como a D5 e a D500, a Nikon D850 também oferece suporte a Iluminação Wireless avançada com Controle de Rádio com o flash ??SB-5000 opcional e os acessórios WR-A10 e WR-R10.
Exemplos de imagem com a Nikon D850
Busquei algumas referências no site oficial da Nikon no Japão que seguem abaixo com o EXIF básico de cada fotografia, incluindo informações do fotógrafo.
Todas as fotografias estão como originais, o JPEG direto da câmera e também não fiz qualquer ajuste para postar aqui no Falando de Foto.
(Foto Acima) Nikon D850 – 1/320 – f/8 – 70-200 f2.8 VR em 95mm – ISO 100 – RAW 14 bit
(Foto Acima) Nikon D850 – 1/400 – f/6.3 – 70-200 f2.8 VR em 98mm – ISO 64 – JPEG Fine
(Foto Acima) Nikon D850 – 1/2000 – f/6.7 – 500mm – ISO 400 – JPEG Fine
(Foto Acima) Nikon D850 – 1/800 – f/8 – 24-70 f2.8 VR em 24mm – ISO 320 – JPEG Fine
Quanto o valor anunciado pela Nikon?
O preço que não lá estas coisas, principalmente para nós brasileiros.
Oficialmente a Nikon D850 terá um valor de $3.296,95 (dólares americanos) , aproximadamente R$13.500 (reais, com impostos de importação incluídos se comprado fora do Brasil).
Certamente está bem acima de minha atual D750, que me atende muito bem até o momento. Claro que sempre queremos testar equipamentos novos e pode ser que seja minha próxima câmera, ou quem sabe não seja um presente… ahahah…
Como tenho a política de tirar o máximo de meu equipamento, tecnica e financeiramente, não está em meu planejamento até o próximo ano trocá-la, a não ser que encontre uma oportunidade extraordinária.
Aviso aqui no blog. 😉
Abraços.