Era 2005 …
… quando despertou o “eu fotógrafo” dentro de mim e iniciei um “falido negócio na fotografia de casamento”.
Na época, ainda com pouco mais de 22 anos, achando que com uma câmera, faria umas fotos descoladas e clientes choveriam em minha vida.
Uma profissão cool, na moda e que prometia me levar para vários lugares numa facilidade tão grande, como os fotógrafos bem sucedidos que acompanhava.
Não, na época a internet não era como hoje, com muitos conteúdos bons (e muitos ruins também).
A opção para aprender algo era tirar a “poupança” da cadeira, pegar o ônibus, metrô e seguir em frente. Também não existia Uber.
Bom, é claro que tudo aconteceu ao contrário conforme “planejei”, bom na verdade nem foi planejamento e sim imaginação.
Planejamento veio muito depois, quando começou minha mudança para melhor.
O caminho da roça
Como a maioria, meu maior sonho era ter as fotos mais descoladas e criativas de todos os outros fotógrafos que poderiam ser meus concorrentes diretos.
Você sabia que 88% dos fotógrafos acreditam que uma boa fotografia é suficiente para ter um negócio bem sucedido?
Pesquisa feita com 298 fotógrafos via e-mail.
Como sou uma pessoa muito determinada, isso não foi tão difícil. Passava horas e horas estudando técnicas, composição e luz.
Fiquei muito bom nisso, e uma característica de minhas fotos em casamentos noturnos, era o jogo de luz e sombra.
Com apenas 1 flash fora da câmera, fotografava todo o casamento.
Tecnicamente estava indo muito bem. Até ganhei os primeiros prêmios pela ISPWP.
O segundo brasileiro a ser aceito e ter uma foto premiada, mas não sabia como usá-los a meu favor.
O problema era outro…
… a falta de clientes que investissem um valor maior na fotografia.
Se você acha que hoje o mercado está ruim, na época eu era um destes que sempre ficava indignado, que o mercado de fotografia não era promissor.
O problema não é de hoje e a boa notícia é que a solução está em nós mesmos.
O caminho da roça estava traçado e dia após dia era minha vida na fotografia. Apenas sonhando, com o falido negócio na fotografia “girando”.
Acredito que o Sonho é o primeiro passo para o crescimento, apenas tome cuidado para não ser Sonho pelo resto da vida.
Passei 5 anos neste vai e vem. O valor mais caro que cobrava em um evento era cerca de 5x menor que hoje.
A sacada
Nada caiu do céu pra mim (como muitos pensam) e não cheguei a fechar contratos de exatos 29.300,00 por sorte.
Aprendi a fazer isso. Por isso contratos altos eram comuns no estúdio.
Se você não está melhor, é porque não sabe. Se soubesse estaria.
E isso posso dizer com autoridade, aprendi, apliquei, deu certo e quero te ensinar.
A mudança…
Em meados de 2009 foi que a mudança começou.
Deixei um pouco de lado o fotógrafo artista, que amava comprar equipamentos e aprender sobre técnicas e decidi apostar em mim.
Estava nítido o porque de pessoas que poderiam pagar mais pelo meu trabalho, não se aproximavam.
Nada estava de acordo com o público desejado para vender minha fotografia.
Planejamento, seguido de Posicionamento.
Caiu a ficha que estava levando minha carreira na fotografia no amadorismo total.
- Jamais tinha ido a um Shopping observar como meu público alvo se vestia e tinha hábitos de compra;
- Como homens de sucesso vestiam-se, e não estou falando de roupas caras, pois fotografei muitos clientes com alto poder aquisitivo, que chegaram a meu estúdio vestindo camiseta lisa, bermuda e um tênis de academia para me contratar;
- Como as mulheres sentiam-se melhor para contratar um serviço de alto valor e quais sinais importantes para saber se estava indo bem numa reunião;
Quanto $ deixei para trás por falta do conhecimento.
Seguindo…
… tirei todo o atraso nos estudos e as coisas começaram a caminhar.
Lembra que disse sobre minha dedicação em fazer algo?
Em poucos meses, executei toda a tarefa de casa com o planejamento de minha carreira na fotografia e coloquei em prática os primeiros dos 14 passos obrigatórios.
Foram os 2 meses mais difíceis de minha vida. Uma luta interna em fazer aquilo se tornar parte de mim.
Novas metas, novas maneiras de executar tarefas, até se tornarem um hábito.
Segundo o psicólogo Jeremy Dean, levam 66 dias para alguma pessoa tornar hábito, alguma nova tarefa.
Já o psicólogo Maxwell Maltz, defende a teoria dos 21 dias desde 1960.
É simples entender que se faz necessário um período para algo tornar-se hábito em nossas vidas.
Deste ponto em diante, posso dizer que meu “falido negócio na fotografia” tinha se tornado numa das marcas mais fortes de minha região.
Percebi que a mudança acontece do Willian para o mundo e não do mundo para o Willian.
Quando você aprende …
… é inevitável o sucesso, ao menos que o conhecimento fique numa gaveta pegando pó, e sei que há muitas pessoas que agem desta forma.
Uma biblioteca cheia de livros, apenas de enfeite.
Acredito que não seja você, pois se está comigo até aqui neste texto é que deseja ter uma carreira sustentável na fotografia.
Depende de você…
Até aqui foram mais de 550 clientes atendidos na fotografia de casamento e família e num total de 3,5 milhões vendidos em contratos.
Tudo isso não aconteceu por acaso e nem mesmo apenas me dedicando à técnica fotográfica, como composição ou iluminação.
Quebrei todo meu preconceito com negócio e posicionei o estúdio seguindo todos os passos planejados.
Agora…
… depende de você em aprender o mesmo método que mudou de fato minha carreira na fotografia.
Um plano de negócio estruturado, com todas as informações que um fotógrafo precisa saber para planejar uma carreira.
Eu tenho o método, e você a decisão em participar ou ficar para trás.
De que lado deseja estar?
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Será um prazer compartilhar tudo o que sei, como um livro aberto.
Você terá acesso ao mesmo documento que uso para ajustar minha carreira e traçar novas metas todos os anos.
Lembre-se. “O que não tenho é porque não sei, se soubesse já o teria”.
Forte abraço.
Willian Lima