Falar sobre marketing na fotografia é bem delicado.
Os artistas fotógrafos acham que a arte por si só vende bem, mas na prática não é bem por aí?
Quantos fotógrafos talentosos (incluindo você) estão com excelente trabalho, mas não vendem como gostariam?
Marketing na Fatografia é necessário
É praticamente impossível compartilhar todas as tarefas para um branding completo em apenas 01 artigo.
Acredito que textos menores como este, focando em determinados assuntos, podem auxiliar para alcançar seus objetivos, um de cada vez.
Hoje é dia de mais uma dica rápida e simples, mas se deixada de lado pode prejudicar seu negócio na fotografia a médio e longo prazo.
Na verdade, é um texto de reflexão sobre o que não fazer na hora de se comunicar nas redes sociais e também em seu blog.
Espero que auxilie em suas ações e também a seus amigos quando compartilhar com eles. 😉
Abaixo, você pode assistir um vídeo que falo mais detalhes sobre público alvo para o marketing na fotografia.
Vídeo sobre Marketing e clientes na fotografia
Quero iniciar com um pergunta: Como você tem feito a comunicação com seu público alvo?
Como fotógrafo profissional há anos, sei como é difícil construir uma carreira sólida na fotografia, incluindo o mercado atual, que é fotografia de casamento e família.
Tudo é muito dinâmico, sempre com novas tendências e com isso, precisamos ficar atentos aos detalhes de nossa comunicação com os possíveis clientes.
Nota: Antes de continuar, quero dizer que estas são estratégias que uso aqui em meu Marketing na Fotografia e você pode discordar com minha opinião, sem problemas, pois sempre digo que é impossível agradar a todos.
Estas dicas são apenas o que tem funcionado pra mim, e mesmo num cenário com muitos fotógrafos reclamando, ainda continuo recebendo mais de 400 cotações ao ano.
O Erro principal de comunicação nas Redes Sociais
Para a mensagem chegar ao público certo, ou seja, ao pessoal que vai contratar nossa fotografia, precisamos saber nos comunicar diretamente com eles.
Você já viu algo parecido com as frases abaixo em redes sociais?
- Pessoal, o que vocês acharam desta foto?
- Esta foto fica melhor Preto e Branco ou Colorida?
- Esta na moda também publicar foto com o título “Sem Legenda”
- Foto linda feita com minha câmera D750
- Eu amo lightroom e apresenta uma foto do antes e depois. Isso é bom para fotógrafos não para noivos
- Eu amo RAW
- Amo meu trabalho. Esta é bem engraçada, pois por muito tempo também cometi este erro. Quem já fechou algum contrato apenas por dizer que ama fotografar?
Estas frases são apenas alguns exemplos do que vejo por aí e que podem ser um problema para seu negócio na fotografia. Mas o que há de errado Willian? Elas se comunicam de forma muito generalizada, sem criar qualquer conexão com os futuros clientes.
Espero que não esteja fazendo isso com seu Marketing na Fotografia. Se estiver, por favor, pare imediatamente.
Se você deseja fotografar casamentos, é necessário criar uma conexão com noivos.
Um exemplo bem melhor pode ser uma legenda parecida com esta abaixo.
Neste final de semana fotografei João e Maria que se casaram no Espaço X. Lembrei de vocês que estão procurando um lugar para realizar seu casamento em SP. Compartilhe com um amigo(a) que está pesquisando sobre casamentos em SP”.
Colocar seu ponto de vista é mais que importante no marketing
Uma legenda desta cria 02 conexões, com o pessoal do “Espaço X”, pois você fez uma indicação e com os noivos que estão pesquisando locais para casar em SP. Este é apenas um exemplo.
Você percebeu que além de compartilhar uma foto, você passa a trazer uma informação útil para os futuros noivos?
Assim funciona também com o marketing na fotografia para gestantes.
Apesar de ser uma ação muito simples, não é o que vejo muito por aí. Se você já faz isso, sabia que está muito à frente de mais de 70% do mercado. É um ótimo sinal pra ti.
Sacada: Para quem ainda não sacou, comece a divulgar fotos de decoração com frequência. As noivas amam e até mesmo salvam para servir como inspiração para o casamento. Apenas nós “bobões” achamos que estamos abalando com aquela foto criativa.
Não liguem para os fotógrafos que não vão te elogiar ou curtir suas fotos, eles não são seus clientes.
O Erro de conexão no marketing do blog
Outro detalhe simples, porém importante é a comunicação e o direcionamento que você faz ao escrever um artigo no blog e publicar as fotos de um determinado casamento.
Procure escrever um texto que tenha a ver com aquele casamento e que seja único. Procure dar dicas baseadas em sua experiência.
Uma frase que li num livro sobre negócios e marcou bastante como faço as coisas hoje, independente de meu público alvo. Você quer ser rico? Procure ajudar o máximo de pessoas.
Seu blog precisa ser muito mais que apenas uma vitrine para seu trabalho, precisa ter informações que auxiliem noivas, mamães e famílias.
Cá entre nós, a fotografia vem como “ilustração”. A não ser que você queira ficar na concorrência desleal pelas melhores posições no google pra fotografia de casamento.
Seja uma pessoa ativa e acrescente valor pra quem está lendo seu blog, isso aumentará também os compartilhamentos de suas fotografias e postagens.
A partir do momento que você for um fotógrafo(a) que além de compartilhar fotos, compartilha informações úteis, ganhará mercado muito acima de seus concorrentes.
O que fazer daqui pra frente com seu Marketing na Fotografia?
Antes de compartilhar qualquer fotografia, pense em ajudar pessoas.
Tenho certeza que isso vai criar a melhor conexão com seu público alvo, àqueles que vão comprar sua fotografia.
Reforçando. Não pense no que os outros fotógrafos dirão, eles não vão te contratar para fotógrafa-los.
Gostou? 😉 Compartilhe esta notícia com seus amigos, pois foi um trabalhão escrever pra vocês…. ahahah… Isso ajuda esta mensagem chegar ao máximo de pessoas possíveis.
Abraços e até a próxima!