Quem não gosta de Fotos mais Nítidas possível?
Olá tudo belezinha? Hoje quero compartilhar algumas dicas para te auxiliar a fazer fotos mais nitidas. Claro que estas não são as únicas formas, mas tenho certeza que posso contribuir com um pouquinho do que sei sobre o assunto, afinal já são diversos anos na fotografia. Espero que goste e se gostar, por favor compartilhe! 😉
Pode ser também que sue câmera esteja com Back Focus ou Front Focus, aí o problema é outro. Assista este vídeo demonstrativo.
Quero que este guia fique de fácil acesso pra você quando precisar, por isso criei uma versão PDF para te enviar gratuitamente em seu e-mail. Se quiser adicione seu e-mail abaixo, que receberá imediatamente!
01 – Velocidade Segura do Obturador
Está é minha dica preferida e que na maioria das vezes é deixada de lado. Existe uma regra básica sobre a velocidade segura para deixar suas fotos mais nítidas, na verdade podemos dizer também, menos tremidas.
Anote aí: Em muitos casos não é falta de nitidez na foto, mas sim uma fotografia tremida por conta da baixa velocidade. 😉
Claro que este fator depende de cada pessoa. Algumas pessoas conseguem trabalhar muito bem em velocidades baixas. Com muito estudo e prática, é possível tirar belas fotos em baixa velocidade.
Se quiser aprender a ter fotos mais nítidas com velocidade baixa, você vai precisar de um tripé ou prender a respiração no momento do clique. É serio, funciona!
A Foto acima foi feita em meu projeto na fotografia de casamento, com uma objetiva 14-24mm, velocidade do obturador em 20 segundos e claro, com uso do tripé!
Como funciona a Regra Básica?
A velocidade segura está diretamente ligada á distância focal de sua objetiva. Uma velocidade baixa de obturador em 1/40, pode ser segura se estiver com uma lente 24mm. Ao mesmo tempo uma velocidade 1/125 pode não te dar uma foto nítida se estiver com uma lente 200mm.
Sugiro utilizar uma regrinha geral. Calcule sempre a distância focal de sua objetiva + meio dela. Willian, entendi nada…rsrs. Então vamos aos exemplos abaixo.
Importante: DF = Distância Focal.
- DF 24 mm – Velocidade segura de 1/40, que nada mais é que 24 (inteira) + 12 (metade de 24);
- DF 35 mm – Velocidade segura de 1/60, que nada mais é que 35 (inteira) + 17,5 (metade de 35), que na verdade são 52,5 mm. Arredondando 1/60;
- DF 50 mm – Velocidade segura de 1/80. E assim por diante.
Importante: Se você não possui uma câmera FULL FRAME, uma lente 50 mm por exemplo, fica 75 mm numa Nikon D90. Você deve levar em consideraçào os 75 mm para usar a regrinha geral e fazer sua conta, e não 50mm.
Veja qual o modelo de sua câmera e seu fator de corte. Geralmente os fatores de corte da Nikon são de 1.5x, da Canon 1.6x e 1.4x, mas por favor confirme de acordo com seu modelo de câmera.
02 – ISO para fotos mais nítidas
O ISO baixo também contribui para fazer fotos mais nítidas. Sugiro de ler o artigo Como tirar fotos melhores para conferir algumas dicas sobre o ISO de sua câmera.
Quanto maior o ISO de sua câmera, mais ruído a fotografia apresenta. O fator ISO reflete diretamente também na nitidez de suas fotos. Em alguns casos o ruído é tão evidente, que se faz necessário aplicar um filtro para reduzir ruído no Photoshop ou Lightroom, deixando as fotos ainda menos nítidas.
Por isso, estude e faça testes em sua câmera para descobrir como ela se comporta em ISO elevado. Na falta de luz use um flash caso queira fazer fotos mais nítidas.
Dica sobre ISO: De um modo geral, as câmeras se comprtam bem com a metade da capacidade máxima de ISO NATIVO. Por exemplo, uma Nikon D90 tem o ISO nativo máximo de 3200, por isso, usar 1600 pode lhe oferecer uma bela foto. Mas faça testes e defina um valor ideal pra ti.
Claro que esta dica está baseada em minha experiência em todas as câmeras Nikons que usei. Sobre a Canon, infelizmente não tenho este parâmetro. Mas alguns alunos disseram que funciona bem para Canon também.
03 – O Diafragma
Está em alta fazer fotos com o background desfocado, em alguns casos, até mesmo fotógrafos levam como linguagem de seus trabalhos, fotografias desfocadas. Mas se você faz parte das pessoas, como eu que tem a nitidez como prioridade, não utilize o máximo de suas lentes. Explicarei melhor abaixo
Há uma regrinha simples e eficiente que me traz excelentes resultados com nitidez. Nunca use a abertura máxima de sua lente, é sério.
Se você tem uma objetiva que o Diafragma máximo é 1.8, use 2.5. Se você tem uma lente mais escura, como por exemplo uma f 4.0, utilize a abertura mínima de 5.6. Sempre uma abertura menor do que a máxima.
Sinceramente não entendo tecnicamente sobre o assunto, mas usar as objetivas em suas aberturas máximas não nos oferece a melhor nitidez.
Outro detalhe muito importante é saber se os assuntos a serem fotografados estão num mesmo plano. Como assim? Vamos a um exemplo.
Se tiver fotografando 02 pessoas lado a lado, não terá muitos problemas com foco e nitidez com aberturas maiores. Mas se estiver fotografando um grupo de pessoas, que algumas estão mais à frente e outras mais atrás, escolha aberturas de f5.6 para baixo, pois a tendência das pessoas ficarem desfocadas é muito maior.
Há realmente muito para se falar sobre como tirar fotos mais nítidas, no entanto este artigo ficaria no mínimo 04 vezes maior e cansativo.
Tenho certeza que, entender e praticar estas 03 dicas, suas fotos serão mais nítidas daqui pra frente.
Espero ter auxiliado.
Grande abraço e até a próxima! 😉