Falar de facebook para Fotógrafos não é um dos assuntos mais simples que já compartilhei aqui no blog. Quando se trata de redes sociais, não há algo definitivamente correto e que funcione para sempre.
É humanamente impossível passar todo conhecimento de facebook para fotógrafos em apenas um artigo, por isso quero compartilhar o ponto de partida, pois todo mundo procura estratégias mirabolantes e deixam o essencial de lado.
Espero te ajudar de verdade. 😉
Facebook para Fotógrafos
Estas dicas são as mesmas que aplico em minha carreira na fotografia e tenho resultados satisfatórios em algumas campanhas que são suficientes para continuar meus anúncios nesta rede social.
Para falar de facebook quero que você entenda o seguinte:
- Será impossível obter ótimos resultados em todas suas campanhas;
- O facebook não vai te tirar do buraco e nem todos seus clientes virão através dele;
- O Mark vai te cobrar para mostrar suas publicações, afinal o facebook é uma empresa assim como a sua e precisa de lucros;
- Nunca use apenas as curtidas e compartilhamentos de suas publicações para medir o sucesso de seu negócio na fotografia.
Passo 1 – Medir os resultados
O comportamento dos clientes usuários do facebook mudam conforme seus interesses e os resultados positivos podem sofrer quedas se o fotógrafo não souber como acompanhá-los.
Para medir resultados você precisa saber instalar o código do facebook em seu site para avaliar se os resultados são reais. Curtidas e compartilhamentos não significam mais clientes, e estes dados podem confundir cegamente o fotógrafo e diminuir seus resultados.
Através do pixel do facebook o fotógrafo é possível saber exatamente qual impulsionamento trouxe mais contatos de orçamentos e adicionar mais dinheiro naquela publicação.
03 exemplos reais de minhas campanhas
Abaixo quero listar 03 anúncios reais em meu facebook da Butique Fotográfica, levando em consideração o mesmo público-alvo segmentado.
Mulheres entre 24-35 anos com renda acima de 10.000,00. Estado Civil Noivas com interesse em casamentos.
- Anúncio A: 100,00 de impulsionamento com 9 solicitações de orçamentos. Um custo de aproximadamente de 11,00 por cada solicitação. Um investimento realmente ótimo para fotografia de casamento.
- Anúncio B: 50,00 de impulsionamento com 3 solicitações de orçamentos. Um custo de aproximadamente 16,50 por cada solicitação. Ainda está aceitável, mesmo para fechamento com meu preço inicial.
- Anúncio C: 20,00 de impulsionamento com 0 solicitações de orçamento. Apesar de investir apenas 20,00 este anúncio não retornou em contatos, por isso foi pausado.
Como que consegui saber qual anúncio me rendeu melhores resultados? Com o pixel do facebook. Para aprender instalar corretamente o pixel, recomendo dar uma olhada nesta página criada pelo próprio facebook.
Responda pra você mesmo: o que adianta 500 curtidas numa fotografia sem qualquer solicitação de orçamento que tenha chegado através desta fotografia? 😮
Passo 2 – Comunique-se corretamente
Vejo muitos fotógrafos perdidos nas campanhas e divulgações, principalmente na segmentação de conteúdos para o público potencial.
Se você é fotógrafo(a) de casamento, compartilhe conteúdos relevantes para noivas, assim como fotógrafas(os) de família devem comunicar-se com mamães.
Pare imediatamente de se preocupar com linguagens técnicas. Noivos e mamães não querem saber qual câmera você usou ou até mesmo sua técnica.
Alguns erros comuns que encontro no facebook:
- Casamento lindo no blog, fotografado com a câmera X;
- Mais um lindo casamento no Blog. Quantas vezes vai postar com este título? Repetição deixa de ser interessante;
- Fotografei este casamento com minha nova lente X;
- Amo ISO Alto (Posta a Foto do Casamento);
- Fotos do Casamento de Maria e João, com minha nova câmera;
Ideias que se conectam com noivos e noivas:
- Você passaria uma tarde fotografando com seu amor numa Ilha? Confira estas lindas fotos;
- Vai casar em SP e ainda não sabe onde? Este casamento pode te auxiliar na escolha;
- Noivo, vai casar ao ar livre mas ainda não decidiu seu traje? Confira estas fotos de um casamento que aconteceu durante o dia em ABC lugar;
- Está planejando o casamento dos sonhos? Não deixe de ver estas fotos.
Ideias que se conectam com mamães:
- Ei mamãe, você já pensou em fazer suas fotos de grávida num lindo parque?;
- Mamãe, você já escolheu o fotógrafo para sua gestação?;
- Para as mamães de SP! Confira estas lindas fotos de parto no hospital XYZ.
Títulos que conectam com o público alvo, tendem a criar um engajamento muito superior!
Passo 3 – Engajamento no Facebook
É natural que a taxa de engajamento dos posts sofram quedas, pois a quantidade de posts publicados no facebook diariamente é cada vez maior.
Uma pergunta: Você consegue acompanhar todos os conteúdos de páginas que você curtiu? Com certeza não, pois a timeline passa tão rápido que se torna impossível.
Então como aumentar o engajamento?
- Construindo um público personalizado correto para seus negócio;
- Compartilhando conteúdos que conectem com este público personalizado;
- Se preocupando menos com quantidade de likes aleatórios de sua página e posts;
Obter likes apenas por obter já não funciona mais.
Uma estratégia de Facebook para Fotógrafos não pode estar baseada apenas em likes e sim em conversões. Por isso iniciei este artigo falando sobre o Pixel de conversão.
Passo 4 – Mais audiência para seu Blog/Site
Outro fator que muitos fotógrafos descartam é levar tráfego para o site.
Postar fotos nos álbuns do facebook é importante, mas te aconselho daqui pra frente pensar sempre em audiência para seu blog ou site.
- Há muitas distrações no facebook, que podem levar facilmente a pessoa para outro conteúdo e deixar a solicitação de orçamento para outro momento;
- O blog ou site é a sua casa. Sem qualquer interferência ou demasiadas informações é muito mais simples receber uma solicitação de orçamento e aumentar sua conversão.
Minha sugestão é deixar poucos álbuns com suas melhores fotos e compartilhar entre 1 ou 2 fotos de cada trabalho nos álbuns do Facebook.
O objetivo principal sobre estratégias de facebook para fotógrafos será sempre conversão, que é realmente importante para crescer seu negócio na fotografia.
Ufa… quanta coisa heim…
Colocando em práticas as dicas compartilhadas neste artigo, posso afirmar que você estará na frente da grande massa de fotógrafos que desejam usar o facebook para seus negócios.
Você não precisa apenas de estratégias de facebook para fotógrafos mirabolantes, o básico bem feito é muito melhor que qualquer outra coisa.
Se você gosta de conteúdos em vídeo e ainda tem fôlego, abaixo há um resumo do que compartilhei aqui no artigo. Aperte o play.
Desejo que suas campanhas no facebook tenham melhores resultados daqui pra frente e que estas leves alterações te auxiliem na captação de futuros clientes.
Abraços e até a próxima. 😉