Segundo a Nielsen (Empresa de pesquisa de mercado com mais de 50 anos de experiência), a embalagem é um dos fatores que pode determinar o futuro de um produto.
Segundo uma pesquisa realizada por ela, 76% dos novos projetosfracassam já no primeiro ano de vida.
E a embalagem é, sem dúvida, fator que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Em nosso caso como fotógrafos, qual é a embalagem do produto que entregamos aos noivos e famílias?
- A Caixa do álbum;
- A Capa do álbum;
- A página Abertura do álbum;
Certamente estes 3 elementos são fundamentais na composição visual de uma embalagem.
Busca de referências a todo momento
Lá no STUDIO, todos os anos buscamos referências do que podemos melhorar no processo de criação e apresentação de nossos álbuns.
Quando falo em referência, não são apenas estilos ou técnicas de fotografias, ou algo como tecidos para caixas e capas dos álbuns, e sim buscar conhecimento sobre elementos gráficos.
No últimos meses, testamos a ultilização de Arabescos e Texturas.
O uso dos arabescos teve uma grande influência sobre a arte e a arquitetura barroca e movimento art nouveau.
O barroco foi um amplo estilo artístico muito apreciado entre os séculos XVI e XVIII, e a art nouveau é um estilo de arte e decoração que foi muito popular na Europa no final do século XIX.
As capas estavam muito iguais ao que encontrávamos no mercado de fotografia de casamento e família.
Não tínhamos um diferencial para “nossa embalagem” e sempre acreditamos que o primeiro impacto é muito importante para uma venda.
Além que após uma observação simples e rápida (não sei como deixei passar isso por este tempo), muitos de nossos clientes utilizavam de tecidos e papéis de paredes na decoração de seus eventos e apartamentos.
Você já pensou em usar Arabescos nos álbuns e projetos na fotografia?
Ao apresentar álbuns aos clientes com este conceito, percebemos o feedback positivo, incluindo reuniões de apresentação.
As expressões são excelentes para avaliar o que temos feito, sem a necessidade de solicitar um feedback verbal.
Também conto com um “tipo de encantamento” na captação de novos clientes com os álbuns já entregues.
A maioria dos casais e famílias que fotografei, deixa os álbuns em estantes, mesas de centros e aparadores.
Uma vitrine para nosso trabalho e uma divulgação sem investimento financeiro.
Meu convite pra você hoje é elaborar alguns novos projetos utilizando de referências.
Vamos nessa?