Hoje é dia de um tutorial simples e rápido sobre como converter RAW em DNG!
Antes de tudo é importante enfatizar que o DNG também é um arquivo RAW, assim como os gerados pelas câmeras Nikon e Canon, NEF e CR2. A diferença é que o DNG foi criado pela Adobe com o objetivo de facilitar o fluxo de trabalho e padronizar as extensões dos arquivos.
Como converter RAW em DNG na prática
Importante: No lightroom há uma opção para você importar suas fotos do cartão diretamente em DNG. Não recomendo esta prática, pois é um processo demorado e você deve fazer apenas após selecionar as fotos oficiais que farão parte de seu backup.
Por que você deveria converter suas fotos Raw para DNG?
Bom, você não precisar fazer esta conversão, ela é totalmente opcional. Como fotógrafo há anos acredito que existam alguns motivos consideráveis para esta tarefa:
- O DNG é mais leve que os NEF gerado pela Nikon e provavelmente que os CR2 da Canon, ocupando menos espaço em disco e facilitando as cópias para backup.
- É mais leve para o processamento dentro do Lightroom, fator que pode nos proporcionar maior produtividade, principalmente em trabalhos com grande volume de fotografias, como casamentos;
- Você pode salvar as informações de pós produção que você fez no Lightroom no próprio arquivo DNG, o que não acontece com o RAW original, que precisa de um arquivo XML para fazer tal função.
- Obter um arquivo universal caso tenha feito um trabalho com um colega que usa outra marca de equipamento.
- Conseguir Validar suas fotos para verificar se não estão corrompidas garantir a integridade seu backup.
Como validar suas fotos DNG com o lightroom? Assista o vídeo de dicas rápidas abaixo.
Estes são apenas algumas informações sobre o RAW da Adobe.
Se você quiser saber tudo sobre DNG, leia este artigo “Tudo o que um Fotógrafo precisa saber sobre DNG”. Tenho certeza que vai abrir sua mente e esclarecer todas suas dúvidas sobre o tema.
Dúvida de Leitores: Perco qualidade ao converter minhas fotos RAW em DNG? A resposta definitiva é não, desde que tome cuidado para NÃO MARCAR a opção no lightroom de converter arquivo com compactação. Mas isso, apresentarei no video abaixo.
Compartilhe com amigos, pois esta informação pode ser útil a eles também!
Abraços e até a próxima! 😉