Como Fazer Backup de Fotos

Como Fazer Backup de Fotos

Um Guia Completo sobre Como Fazer Backup

Hoje quero compartilhar com vocês tudo que sei sobre como fazer backup de fotos e seus arquivos do computador e deixar todo seu conteúdo menos vulnerável a perdas e danos. Afinal, todos os dias criamos fotografias, conteúdos digitais e queremos ter a certeza que teremos acesso a tudo com segurança não é?

Abaixo, listarei tudo que sei sobre o assunto, e darei algumas dicas de soluções que uso.

O que é um Backup

O que é Backup

Antes de falar sobre Como fazer Backup, é importante compartilhar o conceito. De maneira simples e rápida é um termo em inglês que significa obter uma cópia de segurança de qualquer coisa, de arquivos digitais que falaremos por aqui ou até mesmo para equipamentos. Por exemplo, tenho um a câmera fotográfica de backup para qualquer eventualidade.

  • Você pode querer saber Como faço a Importação das Fotos aqui em Meu Estúdio

Tipos de Backup

Tipos de Backup

Acho primordial entender quais tipos de backups mais comuns e como eles funcionam. Assim, será possível entender qual o melhor para seu Fluxo diário. Existem alguns softwares para controlar as funções de como fazer backup, listarei algumas dicas.

Como Fazer Backup Completo

Este e ó tipo de backup que talvez maioria conheça e utilize. Toda vez que você realiza a tarefa, todos os dados são copiados, mesmo arquivos que não sofreram algum tipo de modificação no disco.

A desvantagem é que gera trabalho desnecessário e torna este processo muito lento, em caso de fotografias por exemplo. Eu mesmo tenho mais de 100mil Fotos de clientes arquivadas e com backup. Imagine realizar um Backup Completo todas as vezes?

Recomendo utilizar um Backup Total apenas na primeira vez que realizar um Backup, depois deixe seu software gerenciá-lo.

Anote aí: Todos os Softwares de Backup realizam o Primeiro Backup como Completo. É importante entender isso, pois se nunca executou um backup, o software entende que precisa guardar as informações completas no Primeiro Backup.

Como Fazer Backup Incremental

Acho o tipo de backup mais inteligente, pois verifica e faz o backup apenas dos arquivos que sofreram alterações depois do Backup Completo. Até aqui tudo certo.

O que torna este backup inteligente mesmo é o fato de verificar se o arquivo alterado é mais recente do que o arquivo copiado no último backup. Como ele funciona?

  1. Backup Completo: Como disse é obrigatório o primeiro backup ser completo.
  2. O Primeiro Backup Incremental: Depois de 01 dia por exemplo, você realizou uma alteração em qualquer arquivo de seu HD, Foto, Word, Planilha, etc. Será feito o backup apenas destas alterações.
  3. Segundo Backup Incremental: Ele vai analisar também a data do último backup incremental (Item 02) e não apenas do Backup Completo e fazer backup apenas do que mudou do último backup incremental.
  4. Terceiro Backup incremental: Vai analisar também o Segundo Backup Incremental, não apenas o Backup Completo e fazer backup apenas do que mudou do último backup incremental.
  5. XYZ Backup Incremental: Assim por diante.

Reforçando: O Backup Incremental leva em consideração apenas as alterações realizadas em relação ao último Backup e realiza a tarefa dos itens modificados mais recentes.

Como Fazer Backup Diferencial

É um pouco semelhante ao Backup Incremental, realiza o backup apenas de arquivos alterados desde o Backup Completo, até aqui igual ao incremental.

O que o torna diferente é o fato de considerar alterações realizadas apenas do Backup Completo, ou seja, é um backup acumulativo, fazendo e refazendo backups de todos os arquivos alterados após o backup completo até que outro backup completo seja feito.

Dicas de Como fazer Backup na Nuvem

Como Fazer Backup Nuvem

Está cada vez mais comum e acessível o serviço de na Nuvem por isso acho válido compartilhar algumas soluções de como fazer backup na nuvem. Há excelentes soluções gratuitas como o Drop Box e o Google Drive, que oferecem até 10GB gratuitos. Ideais para quem fará backup apenas do computador com documentos, sem muitas fotos e vídeos. O Espaço Gratuito dá conta do recado.

Dica sobre o Drop Box: Gosto tanto do Drop Box que migrei para o plano pago. Como preciso compartilhar muitos arquivos com clientes e fornecedores, adquiri o plano com 1TB que custa $9,00 mensais.

Como Fazer Backup em Discos

Como Fazer Backup HD

A primeira e mais simples forma de como fazer backup é utilizar HDS Externos conectados a seu computador pela porta USB ou até mesmo por sua conexão Wi Fi, que é o caso da Time Capsule da Apple.

Backups HDs conectadas fisicamente

Esta, sem dúvida é a maneira mais conhecida e talvez ainda a mais utilizada.

  • Principal Vantagem: Agilidade em que o backup é feito, pois conectada via cabo trabalha muito rapidamente, principalmente se a conexão for USB 3.0, uma Firewire ou até mesmo uma Thunderbolt.
  • Principal Desvantagem: Ter que ficar conectando e desconectando a HD a todo momento e transportando de lá para cá. Em alguns casos como fotografias Brutas e Vídeos, em minha opinião ainda é a melhor opção, pois pastas com 30 a 50GB não é nada fácil realizar via Wi-Fi.

Backup no Mac: Para quem usa Mac, não sei se é a Melhor, mas utilizo e recomendo o próprio Time Machine. Ele executa o Primeiro Backup Completo e depois trabalha com Backups Incrementais.No final deste artigo há uma série de links úteis, incluindo um guia completo sobre o Time Machine.

Backup no Windows: Não uso Windows há 5 anos, mas me dediquei a realizar uma pesquisa sobre o que estão recomendando hoje, pois sei que há milhares de leitores que usam o sistema operacional de Bill Gates. Encontrei muita gente falando do Cobian Backup, está na posição número 01 em diversos sites e blogs sobre o assunto! Merece ser testado!

Backups HDs conectadas por Wi-Fi

Hoje, a melhor solução que conheço para backups em HDs só que utilizado Wi-Fi é o Time Capsule da Apple (Link de Afiliado) Trabalha do mesmo modo que uma HD conectada.

Anote aí: Sugiro realizar o Primeiro Backup Completo conectada com Cabo, mas para os Incrementais é excelente por Wi-Fi. Outra coisa legal é que se você tiver mais de um Mac, poderá utilizar a mesma Time Capsule para todos os computadores de casa. Apenas Verifique os Espaço em disco dos Computadores para ver se a TC suportará.

Inspiração de Backups para Fotógrafos

Antes de seguir, você pode querer saber como importo minhas fotos utilizando o Lightroom para deixar os catálogos organizados, anote este link e depois confira o artigo que escrevi sobre isso!

O vídeo abaixo é de um fotógrafo que admiro muito, o Chase Jarvis. Neste vídeo, ele compartilha o passo a passo do fluxo de backups de fotos e vídeos, incluindo as etapas enquanto ainda está na locação do trabalho. Tive acesso a este vídeo de como fazer backup há uns 2 anos e sabia que teria algum momento específico para compartilhá-lo.

Este vídeo contém cenas de como fazer backup de fotos e vídeos e podem fazer mal à saúde, pois os equipamentos utilizados são um sonho de consumo de todo fotógrafo. (Pelo menos o meu, 😉 )

Concluindo sobre o Assunto

Espero que estas dicas possa te auxiliar com a prevenção de seus arquivos importantes da vida, seja você um fotógrafo ou não!

Apenas Você pode auxiliar esta informação chegar a mais lugares. Compartilhe com amigos!