Como os blogs podem ajudar os fotógrafos a captarem mais clientes 

You are currently viewing Como os blogs podem ajudar os fotógrafos a captarem mais clientes 

Não adianta tentar escapar, pois hoje em dia qualquer profissional de qualquer área tem que investir em presença digital.

E os fotógrafos estão inclusos.

Por isso, quem atua nesse segmento e quer ver mais clientes na sua agenda, pode ir preparando a instalação do WordPress. É hora de criar um blog.

Já que essa plataforma é a mais recomendada para quem quer criar e gerenciar um blog, não custa pensar também na hospedagem de sites mais adequada para ela.

Por sua popularidade, algumas empresas de web hosting oferecem soluções que se encaixam perfeitamente a essa plataforma.

Nesse caso, a hospedagem WordPress é a melhor aposta.

Wordpress Site Portifolio de Fotografia

Essa hospedagem possui todos os recursos otimizados para a plataforma WordPress, bem como proporciona plugins práticos que otimizam a performance do seu blog.

Blog: Para o fotógrafo não perder o foco

As vantagens que um blog traz para um profissional da fotografia se estabilizar em sua carreira são várias. Sendo assim, confira a seguir o que esta ferramenta pode fazer pelo seu negócio.

Portfólio

Não há como negar: a internet é a vitrine do século XXI para qualquer profissão, ainda mais com trabalhos que utilizam bastante a imagem como instrumento.

Por isso, ter um blog é um fundamental para um fotógrafo.

Lembre-se que hoje em dia, o Google é um oráculo moderno onde as pessoas vão pesquisar de tudo, desde maneiras para se preparar um alimento ou indicações de profissionais competentes do ramo da fotografia.

Não se surpreenda se nesse exato momento em que você lê essas palavras, uma noiva está procurando no Google algum fotógrafo profissional para registrar momentos marcantes da sua festa de casamento.

Mais alcance

Se o profissional está na internet, então ele está ao alcance de todos. Sendo assim, o fotógrafo que tem um blog e sabe utilizar as técnicas de SEO ao seu favor, tem chances de ser encontrado por mais clientes.

No entanto, é óbvio que não adianta apenas esperar que os clientes “caiam” no blog, pois é importante divulgar esse blog. Para isso, as redes sociais e até vídeos podem contribuir de maneira eficiente.

Mais profissionalismo

Ter um blog demonstra mais profissionalismo com o seu trabalho e ainda ajuda a criar autoridade na sua área de atuação.

Ainda mais quando se investe em um nome de domínio próprio e atrativo.

Esse é um dos fatores que podem diferenciar a sua marca dos outros profissionais. Por isso, é muito importante que fotógrafos e outros profissionais invistam em presença digital.

Equipamento para fotografar, blog para captar clientes

Que um blog facilita e muito a presença digital do fotógrafo não há dúvidas, afinal, ele se torna um espaço exclusivo para o profissional expor o seu trabalho.

Contudo, tão importante quanto ter um blog, é saber utilizá-lo na captação dos seus clientes.

Por isso, quando o assunto é a captação dos clientes, veja a seguir algumas dicas que o fotógrafo pode seguir.

Utilize o e-mail marketing

No blog é possível criar um espaço para a coleta de e-mails de visitantes que se interessaram pelo trabalho e estão aptos a receber mais novidades.

Assim, por meio de um eficiente trabalho de e-mail marketing é possível enviar material online a cada atualização.

Poder contar com uma lista de e-mails composta por pessoas interessadas no negócio vai aproximar o trabalho do fotógrafo com o seu público-alvo.

Apenas alguns lembretes quando o assunto é utilização de e-mails: não compre listas e utilize ferramentas próprias para o disparo de conteúdo e informações.

O Mailchimp é uma das mais conhecidas e recomendadas.

Invista na produção de conteúdo

Um dos aspectos que estreita o elo entre o profissional e o seu público é a autoridade em um determinado assunto.

No caso da fotografia, é pertinente que o profissional mostre que entende da área em que ele atua.

Sendo assim, para mostrar o conhecimento e a autoridade necessária, o fotógrafo pode criar postagens sobre equipamentos e técnicas utilizadas.

A ideia é usar o blog como um canal relevante e não apenas como vitrine do seu trabalho.

A produção de conteúdo relevante confere mais engajamento e autoridade para o trabalho do fotógrafo e tudo isso poderá se converter em novos negócios.

Além disso, na hora de produzir conteúdo, é bom prestar bem atenção nas técnicas de SEO.

Elas consistem no uso adequado de palavras-chaves e links, facilitando que o blog fique bem posicionado nas páginas de resultado do Google.

Elabore um bom layout para o blog

Em se tratando de uma profissão que lida basicamente com imagens, é fundamental que o blog de um fotógrafo tenha essa preocupação com o aspecto visual e estético do layout.

Sendo assim, a utilização de templates adequados e a organização dos elementos visuais do blog já funciona como um bom cartão de visitas.

Entretanto, é importante, nesse caso, organizar e selecionar as melhores fotos por meio de categorias. Isso facilita a navegação do seu cliente.

Além disso, quando o assunto é melhorar a experiência do usuário, é bom o fotógrafo investir no design responsivo para o blog.

Muitos templates, inclusive do WordPress, já conta com design responsivo.

Essa característica é fundamental nos dias de hoje, em que boa parte do conteúdo da internet é acessada por meio de dispositivos móveis.

Conclusão

A profissão de fotógrafo é bastante requisitada em um mercado cada vez mais amplo.

Seja para eventos como casamentos, solenidades políticas, formaturas e até acontecimentos esportivos.

Porém, para mostrar que o fotógrafo está disponível para o mercado é necessário (com o perdão do trocadilho), se revelar para ele.

Portanto, a utilização de um blog para captar clientes é uma boa iniciativa para os profissionais que atuam na área da fotografia.