O Balanço de Branco e Temperatura de Cor na Fotografia – Um Guia completo

O Balanço de Branco e Temperatura de Cor na Fotografia – Um Guia completo

O estudo sobre balanço de branco e temperatura de cor na fotografia tem se tornado cada vez menos interessante aos novos fotógrafos.

Com a chegada do arquivo RAW, muitos alegam não ser necessário se preocupar com o balanço de branco na hora de fotografar, que tudo pode ser ajustado na pós produção.

Será mesmo? Não quero aqui ser um tiozão chato, que começou a fotografar “anos luz” atrás ou até mesmo dizer que os fotógrafos de hoje não sabem o que estão fazendo.

Vamos começar este bate papo sobre balanço de branco na fotografia!

Meu objetivo com este artigo é compartilhar como podemos melhorar nosso fluxo, conhecendo muito bem sobre balanço de branco e temperatura de cor na fotografia.

Pense comigo… para que perder mais tempo em frente ao computador, sendo que posso ter uma cor melhor no momento do clique? Que tal usar este tempo para outras tarefas importantes ou até mesmo para descansar?

Se você tiver milhares de fotos para ajustar o balanço de branco pode não ser nada agradável e animador. Por isso aprender sobre este assunto é mais atual e importante que muitos pensam.

Tá legal Willian, por onde começar? Entendendo o básico sobre temperatura de cor.

Você que já curte meus artigos, me ajude **compartilhar nas redes sociais** e esta dica chegar a mais pessoas? É bem simples e levam apenas 3 segundos. Conto contigo! 😉

O que é Temperatura de Cor na Fotografia

Quando falamos em temperatura de cor, é essencial entender que cada tipo de luz emite uma temperatura de cor diferente. Por exemplo, uma lâmpada comum tem uma coloração mais amarelada, enquanto a fluorescente uma luz mais branca.

**Nota importante: Para representar esta temperatura e trazer sua referência na fotografia, usamos a nomenclatura (K), de Kelvin após a numeração.

Nosso ponto de referência para um branco neutro será entre 5.000 e 6.000k, equivalente à luz solar no meio do dia, que também sofre alteração de temperatura de acordo com o horário do dia.

Criei uma tabela básica para ilustrar o que estou dizendo sobre temperatura de cor.

Nela contém um exemplo da fonte de luz, uma sugestão de horário e a referência numérica em (k) equivalente, para que uma câmera fotográfica entenda esta luz como branca.

Temperatura de Cor Fotografia

Vamos entender a temperatura de cor na prática

Separei uma das fotos de decoração que fiz em casamento, que foram utilizadas dezenas de velas em pedestais. De acordo com nossa tabela acima, a chama da vela emite uma temperatura de luz entre 1.000 e 2.000k certo?

Abaixo é simples observar que a foto feita em 2.000k está exatamente como a tabela indica, um branco neutro. Já a foto em 4.000k está bem amarelada.

Nota: Você pode até preferir a fotografia “mais quente”, porém este exemplo é necessário para fim didático em relação do balanço de branco na fotografia com a temperatura de cor.

Balanço de Branco fotografia velas

Continuando nossa prática, abaixo um exemplo com uma fotografia feita aproximadamente 1 hora antes do pôr do sol. De acordo com nossa tabela, para a câmera enxergar as cores como branco neutro, o balanço de branco da fotografia deve ser entre 2.500 a 3.500 k.

Abaixo é possível ver que mais uma vez a tabela está correta. Na fotografia da esquerda com 3.500k a luz refletida pelo por do sol está bem neutra, enquanto em 5.250k está bem amarelada e perdemos até mesmo um pouco do azul do céu.

Mais uma vez, é questão de gosto pessoal e o exemplo foi usado para fim didático, combinado?

Balanço de Branco fotografia Por do sol

Desta forma você pode utilizar a tabela acima, como referência para suas fotos e o balanço de branco na fotografia corretamente ainda no momento do clique.

Dica: Para alterar o balanço de branco de sua foto com um gosto mais pessoal,  é só encontrar o branco neutro e depois escolher se vai querer esta foto mais amarelada ou azulada.

O balanço de branco em sua câmera

Independente do modelo de sua câmera, é possível encontrar no manual quais modos de balanço de branco vieram padronizados de fábrica.

Abaixo, vou colocar uma tabela rápida e acredito que seja um padrão em todas as marcas hoje em dia. Para confirmar, por favor dê uma olhada em seu manual.

Modos de Balanço de Brando na Fotografia

Auto – A câmera ajusta o balanço de branco de acordo com a temperatura de cor disponível no ambiente. Recomendo usar este modo apenas se fotografar sem flash para não misturar luzes.

Tungstênio – Este modo é usado para a luz mais quentes. Se você observar no ambiente que há uma lâmpada comum, pode usar este modo.

Fluorescente – Este modo é usado para obter fotos mais brilhantes e quentes compensando o azul da luz fluorescente.

Luz do Dia – Modo usado para fotografias em locais abertos e ensolarados. Pode ser que algumas câmeras não possuam este modo.

Nublado – Para dias cinzentos com temperaturas de cores mais frias.

Flash – Use este modo se pretende usar flash em sua fotografia. O branco será ajustado para configurações da luz do flash.

Sombra – Em áreas de sombras, a temperatura de cor é mais fria. Experimente este modo em suas fotos.

Errei a foto, como corrigir o balanço de branco depois?

Se por qualquer motivo você esqueceu de fotografar com o balanço de branco correto, ainda dá tempo de tentar recuperar sua fotografia. Agora somente quero torcer por você para não ser um lote de milhares de fotos, pois vai dar trabalho… eheheh 😮

Neste caso o arquivo RAW tem muito mais vantagem. Leia tudo sobre o RAW neste artigo que você vai entender melhor suas vantagens.

Vamos lá então! Para fazer uma correção precisa, é necessário conhecer o básico sobre o círculo cromático que é trabalhar com as cores opostas na compensação de temperatura.

  • Se sua foto está esverdeada, você precisa ajustar para a cor oposta que é o vermelho/magenta;
  • Se sua foto está azulada, deve-se compensar o laranja;

O gráfico abaixo apresenta o círculo cromático completo. É só verificar as cores opostas, conforme indicado na seta.

Balaço de Branco Círculo Cromático Lightroom

Em qualquer aplicativo de fotografia, você consegue fazer o balanço de branco seguindo estas dicas. Para todas minhas fotos, tanto pessoais quanto profissionais, uso o Lightroom.

Se você quiser aprender como eu faço todo o processo de tratamento de minhas fotos, vem participar de uma série de vídeos sobre Lightroom.

Quero deixar abaixo um exemplo para “tirar a prova real” da questão das cores opostas no círculo cromático para a correção do balanço de branco na fotografia.

Balanço de Branco Fotografia na Pós Produção RAW

Importante: A foto acima foi clicada em RAW, por isso não houve qualquer distorção nas cores após a alteração do balanço de branco.

Para concluir sobre balanço de branco e temperatura de cor

Antes de finalizar quero fazer um convite para compartilhar com seus amigos nas redes sociais, é rapidinho. Posso contar contigo? 😉

Estudar balanço de branco e temperatura de cor na fotografia é tão fundamental quanto técnicas, regras, composição, edição, tratamento e afins. Até mesmo para facilitar todo seu fluxo e ter uma fotografia praticamente pronta direto de sua câmera.

Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, comente lá no final da página que farei de tudo para ler e responder seu comentário.

Abraços e até breve. 😉