Olá galera, hoje é dia de trazer um review completo e transparente sobre a objetiva Sigma Art 35m 1.4G. Serei o mais detalhista possível para trazer todas as informações que você precisa saber sobre esta objetiva.
Antes de falar sobre a objetiva Sigma Art 35m 1.4G em si, é importante dizer que pra mim, o detalhe mais importante de uma lente é a precisão de foco.
Meus clientes e amigos que digam como sou dedicado ao assunto nitidez, pois como fotógrafo de casamento e família muitos de meus trabalhos se tornam álbuns, e entregar uma fotografia tecnicamente de qualidade é minha prioridade.
Que tal iniciar com um Review em vídeo? É só apertar Play para assistir.
Opiniões podem divergir, portanto abaixo são apenas experiências vividas com uma Sigma Art 35mm 1.4G e não devem ser levadas como única regra. A única coisa que posso dar como referência é minha experiência em mais de 450 casamentos fotografados e 43 Prêmios Internacionais pela ISPWP, Fearless Photographers e WPS.
Antes de utilizar a Sigma Art 35mm 1.4G
Desde quando iniciei na fotografia de casamento, uma de minhas prioridades de investimento em equipamentos sempre foi a objetiva. Não adianta você ter um corpo de câmera top de linha e uma objetiva mediana, não funciona muito bem. É como você enxergar mais ou menos e precisar usar óculos.
É muito melhor e recomendado, ter um corpo mediano com uma objetiva top de linha. Por isso sempre usei as lentes topo de linha da Nikon, mesmo em câmeras semi profissionais como a D90 que me rendeu 9 prêmios pela ISPWP.
A cada 03 anos aproximadamente, faço upgrade em meus equipamentos fotográficos, geralmente corpo de câmera pois objetivas cuidando bem são para o resto da vida.
Em um de meus upgrades, estive pensando em testar objetivas mais claras como a 35mm 1.4G e a 85mm 1.4G, ambas com Nano Cristal, as Top de linha da Nikon.
Recebi indicação para conhecer a Sigma Art 35mm 1.4G, então resolvi testá-la.
A Sigma Art 35mm 1.4G
Construção da lente está muito melhor do que suas antecessoras Sigma. Me pareceu mais robusta, com acabamento de alta qualidade, bem similar às objetivas da Nikon. Minha primeira impressão foi excelente, fiz alguns testes em casa e levei para um casamento.
Todas as lentes que invisto, antes de usar, verifico se não será necessário realizar o ajuste fino de foco nas câmeras. Para minha primeira surpresa, na Nikon D750 deu +18, ou seja, estava com front focus (focar antes do assunto). Realizei o ajuste necessário e fui para o casamento no final de semana seguinte. Você vai conferir os detalhes agora.
Na prática com a Sigma Art
Agora quero trazer minha impressão, após usá-la por 12 horas num casamento que fotografei recentemente. De modo geral a Sigma Art 35mm 1.4G é uma objetiva que vale o investimento, se você não for tão exigente e ter algumas fotos com foco impreciso ou se for sua primeira lente fora as lentes de entrada.
07 Pontos fortes da Sigma Art 35mm 1.4G
- Construção: Me surpreendeu também quanto sua qualidade de material. Bonito e com acabamento de alta qualidade. Deixou de ser a Sigma que conhecia, fazendo valer o nome “Art”.
- Qualidade Óptica: Realmente ela superou minhas expectativas em relação à nitidez. Chega a ser igual à quase todas minhas lentes da Nikon, perdendo apenas para a 14-24 2.8 e a 70-200 2.8 VR II (em minha opinião e testes).
- Contraste: O contraste que esta lente Sigma Art 35mm 1.4G tem é algo para levar em conta, pois sai na frente de muitas objetivas no mercado.
- Cores: As cores captadas também são um show à parte. Em minha Nikon D750, consegui imagens com cores equilibradas e bem vivas.
- Lindo Desfoque: A qualidade do desfoque é realmente de tirar o chapéu. Se você gosta de um bokeh sensacional, esta lente é pra você.
- O peso: Para alguns fotógrafos, quanto mais leve a objetiva melhor. Pra mim já não. Prefiro as que tem um peso médio, cerca de 600gr é legal, acima de 1kg já é pesada, mas como uso a 70-200 VRII, não costumo reclamar das outras.
- Preço: O investimento desta lente chega a ser menos da metade de uma objetiva nikon.
03 Pontos fracos da Sigma Art 35mm 1.4G
Nem tudo são flores e agora preciso dizer o que a sigma deixou a desejar em minha utilização com uma Nikon D750 e também na Nikon D610.
- Precisão do Foco: Apesar de oferecer excelente nitidez para as imagens, o sistema de AF dela é impreciso. Em meu primeiro teste, fiz o ajuste fino da câmera para +18. Funcionou legal, mas quando troquei de objetiva em determinado momento da festa, parece que precisei zerar o Ajuste Fino. Me fez pensar na qualidade do sistema de AF dela.
- Erro sob baixa Luz: Ligado à precisão do foco, durante à noite a situação piora. Mesmo em fotos que usei F4, a bendita não focou. Usando o modo de Foco em S e clicando 5 vezes, refazendo o foco, toda esta série de retratos ficou desfocada. Precisei levar o casal para uma fonte melhor de luz para continuar a sessão.
- Lentidão no AF: A cerimônia deste casamento aconteceu no final da tarde em ambiente aberto, portanto durante o making of e cerimônia ocorreu tudo bem com a resposta do Auto Foco. Quando a noite caiu durante os retratos e festa, tive problemas e usei minha 20mm para o restante da festa.
Em resumo para este casamento, não tive problemas em perder fotos, aliás ficou um casamento lindo com 2000 imagens finais, acima da média que é entre 800 e 1000 fotos.
Algumas fotos com Sigma Art 35mm 1.4G e Nikon D750
Alguns pontos de vista
Talvez pra você os detalhes que observei não sejam aplicáveis, pois não seja tão exigente com a nitidez de suas imagens;- Talvez meu grau de exigência seja pelo fato de usar as lentes mais nítidas da nikon por muitos anos e em muitos casos falta de precisão de foco não prejudicaria seu trabalho;
- Conversei com amigos que me disseram adorar esta lente e alguns deles venderam a da marca oficial e ficaram com a Sigma.
Opiniões de Leitores
Thiago Reis: Olá pessoal, na minha D610 ela ficou no ajuste +12, mesmo quando tiro do corpo e coloco novamente, o ajuste é este.Nas fotos de dia ela funciona 100%, dificilmente erra o foco, que fica mais preciso quanto mais perto você está do assunto e não fica tão bom a medida que você se afasta. Usei em uma viagem há alguns dias e nas fotos de dia ela fica show. A noite de fato é um problema, ela erra. Mas fica aí o alerta, a noite normalmente usamos o Flash, e, se você usar o flash em cima da câmera, vai precisar desligar o Auto Foco (AF) do flash, pois ele desconsidera o ajuste fino da câmera, e o resultado são fotos desfocadas. Quando desligo o AF do flash, mesmo em fotos a noite o foco fica bom. Com o flash fora da câmera é importante desligar o AF e usar o flash sempre em Manual, no TTL ele precisa do AF para medir a distância e calcular a potência do flash. Na prática é uma lente pra uso de dia, quanto mais perto melhor, legal pra ensaios e detalhes de decoração por exemplo. Não recomento para retratos com muitas pessoas, ela perde um bocado de detalhes nas bordas. Espero ter contribuído. 😉
Considerações Finais
Minha nota final para esta objetiva é 8, pois realmente a qualidade óptica é inquestionável. Para quem não é tão exigente com um “foco cravado” é a lente certa para investir.
Eu não estou mais com a minha e decidi por usar a Nikon 35mm 1.4G. O único problema é que chega a ser quase 3 vezes mais cara, mas preferi investir. Sei que a nitidez da Sigma Art 35mm 1.4G é maior, mas não atende minha necessidade no “foco cravado sempre”, erra muitas vezes.
Comprar ou não comprar? O “foco cravado” é o principal fator pra você? Se isso não for tão importante quanto pra mim, é a lente certa pra você!
Se esqueci de mais alguma informação importante sobre o review da Sigma Art 35mm 1.4G, por favor comente abaixo, que terei o maior prazer em inserir aqui no artigo.
Abraços e até a próxima!