Calibração de Câmeras no Lightroom

You are currently viewing Calibração de Câmeras no Lightroom

Você já ouviu falar sobre calibração de câmeras no lightroom? Pode ser que ainda não.

Uma segunda pergunta: você já teve problemas de cores ao importar suas fotos para o lightroom e não soube como resolver? Provavelmente sim, principalmente se você fotografa em RAW.

Este artigo é para responder e tirar todas suas dúvidas referente às cores alteradas que as imagens passam ao serem importadas para o lightroom. Gravei também um vídeo falando sobre.

Importante: Você terá as opções de calibração de câmeras no lightroom apenas se fotografar em RAW, para JPEG o perfil já vem Incorporado, pois é aplicado pela própria câmera fotográfica.

Vamos ao vídeo? É só apertar play para iniciar.

Calibração de Câmeras no Lightroom

Este não é um assunto extenso, mas vale a pena listar alguns detalhes importantes. 😉

  • Compatibilidade com sua câmera: Tenho certeza que toda atualização que a adobe lança, se preocupa em oferecer suporte nativo para todas as câmeras disponíveis. Talvez seja impossível 100%, mas por minha experiência, pelo menos 99% das que são utilizadas por fotógrafos.
  • Modelos de Câmeras: O Lightroom é inteligente e programado para apresentar apenas os perfis de câmera de acordo com o equipamento utilizado para fazer determinada foto. Por exemplo, se você faz uma foto com uma Nikon ABC, na hora de visualizar os perfis no Lightroom, ele apresentará apenas os referentes à este modelo de câmera.

Mas para que servem então os perfis na câmera?

Bom, provavelmente você esteja perguntando qual o motivo de ter os perfis direto na câmera se o lightroom não os utiliza. Isso é bem simples de explicar.

Perfis câmera Nikon

Vamos supor que sua câmera tenha os perfis Camera Vivid, Camera Portrait, Neutral, etc. Se você fotografa em JPEG, a câmera aplicará definitivamente estas configurações na fotografia, se você faz em RAW, ela vai gerar apenas uma visualização no LiveView e será descartada na importação ao Lightroom.

E quem fotografa com as fotos Preto e Branco? Do mesmo modo, apenas se o fotógrafo estiver usando o JPEG, que o PB será aplicado definitivamente. Caso contrário a fotografia entrará colorida no Lightroom.

Bom, sempre digo que você pode ter um amigo que ainda não saiba desta dica simples! Compartilhe e auxilie mais pessoas, assim como este vídeo chegou a você, pode chegar a muitas outras pessoas.

Abraços e até a próxima! 😉