Hoje quero compartilhar algumas dicas essenciais sobre como preparar fotografias para impressão fine art, mesmo você não sabendo qualquer coisa sobre o assunto.
Gravei um vídeo e vou apresentar logo abaixo, mas acho super importante você ler este rápido texto antes de assistí-lo, pois contém informações valiosas para complementar seu aprendizado.
Sei que textos são muito chatos e talvez queira pular diretamente para o vídeo, vou entender, mas acho realmente importante explicar alguns detalhes adicionais. 😉
Importante: Mesmo assim se você tiver qualquer dúvida adicional, por favor comente abaixo, que terei o maior prazer em te responder, pois sua dúvida pode ser de outras pessoas também.
Aqui no Brasil há pouca informação sobre Impressão Fine Art, ou seja, temos poucos artigos e vídeos que compartilham conteúdos básicos ou avançados voltados a fotógrafos.
Como sei disso? Simples, basta fazer uma pesquisa rápida na internet sobre impressão fine art, que vão aparecer dezenas de fornecedores oferecendo seus serviços e quase nada de material para estudo.
Fato Curioso: Como os especialistas querem ter clientes fotógrafos que enviem fotos excelentes, já processadas para impressões finas se não há qualquer informação disponível?
Espero conseguir te auxiliar!
Os 05 passos essenciais sobre como preparar fotos para impressão Fine Art
Falar sobre impressão fine art é algo que pode levar brincando 02 dias de aulas presenciais, no entanto o objetivo deste artigo não é fazer você um especialista, mas sim te orientar sobre como preparar suas fotos para impressão fine art no lightroom.
Vamos falar sobre:
- O que é um Perfil ICC;
- Como encontrar os perfis de cores icc corretos para simular corretamente as cores de impressão dentro no Lightroom;
- Como instalar estes perfis de cores icc;
- Como realizar ajustes finos com simulador do perfil icc;
- Como exportar corretamente uma foto para impressão fine art.
1. O que é um Perfil ICC e pra que serve?
É um arquivo responsável por gerenciar a capacidade de reprodução de cores de um determinado dispositivo, como a impressora por exemplo. Através do perfil icc temos o controle perfeito de cores para um elemento gráfico ou fotografia que está na tela até chegar no papel.
Minha definição: Costumo dizer que com o perfil icc podemos prever o futuro de uma foto, mesmo sem estar no papel.
2. Como encontrar os perfis ICC?
O ideal e recomendado por especialistas, é que você baixe e instale em seu aplicativo (aqui será o lightroom) o perfil icc correspondente à impressora e o papel utilizado.
Exemplo: Se for imprimir uma foto no papel da Hahnemuhle Photo Rag 188 numa impressora Epson R3880, é necessário baixar este perfil icc específico para simular a impressão corretamente na tela e ter o gerenciamento total das cores no momento da impressão.
Os assuntos 3, 4 e 5
Como instalar os perfis icc, como fazer ajustes finos em sua foto para impressão fine art e como exportar corretamente, achei mais simples e intuitivo apresentar no vídeo abaixo, pois seriam imensos parágrafos de textos para passar todas as informações necessárias.
Portanto, assista o vídeo abaixo que apresentarei as 04 Dicas essenciais na prática!
Uma andorinha não faz verão
Certamente já ouviu este ditado popular alguma vez. Ele se encaixa perfeitamente aqui, deixe-me explicar melhor.
Para extrair a máxima qualidade do processo fine art e obter fidelidade de cores entre tela e papel, além de todas as dicas apresentadas neste artigo é altamente recomendável ter um bom monitor e que esteja devidamente calibrado.
Agora existe uma verdade que quando me disseram fiquei muito chateado, pois era o que poderia investir na época. Agora com 02 anos de experiência imprimindo em papéis algodão e me especializando em gerenciamento de cores, posso dizer que faz todo sentido.
As telas de Notebooks não prestam para impressão Fine Art. ????
Como sei disso? Por estudar e imprimir minhas fotografias aqui no estúdio há 2 anos.
Bom, este foi um artigo básico sobre impressão fine art. Espero que tenha lhe auxiliado pelo menos a entender como é o processo básico de preparação de suas fotos para fine art.
Compartilhe com seus amigos, por como disse, há pouca informação sobre este assunto em nossa língua portuguesa.
Abraços e nos vemos em breve! 😉