Content Aware – Como Remover Objetos com Photoshop

You are currently viewing Content Aware – Como Remover Objetos com Photoshop

O que é o Content Aware?

Antes de iniciar o tutorial em vídeo sobre o Content Aware, quem já me acompanha, sabe que gosto de explicar a teoria por trás de todos os tutoriais. Acredito que conhecimento sólido é muito mais do que um simples passo a passo.

A Ferramenta Content Aware Fill foi implementada na versão CS5 do Photoshop. Ela veio para facilitar nossa vida na hora de remover objetos indesejados nas fotografias.

Nota: Se você quiser assistir o tutorial em vídeo, é só seguir para o final do artigo.

Quem não lembra de remover objetos com o Carimbo ou outra ferramenta qualquer, aquela Tortura de encontrar uma textura na imagem para aplicar com o carimbo? Aliás, se você está fazendo assim ainda, saiba que pode ganhar até 20x mais produtividade com a Content Aware Fill, sem exageros.

Traduzindo para o Português, fica Conteúdo Consciente.

Se você desejar ver todas as dicas de photoshop aqui no blog, basta acessar a Sessão Photoshop.

Como a Ferramenta trabalha?

A Adobe implementou uma lógica no Photoshop que, ao selecionarmos uma área para apagar determinado objeto, o PS faz uma análise das áreas ao redor e aplique substitua o objeto selecionado com o preenchimento correto. Mostrarei o Passo a passo no vídeo.

Com o Content Aware Fill é muito mais simples remover qualquer objeto, mesmo com o fundo texturizado ou com diversos detalhes. Já testei em muitos trabalhos e me deu um resultado positivo em 90% dos casos. Poucas vezes é necessário realizar algum retoque. Mesmo errando, ele faz quase 100% do trabalho pra você.

Melhorias em Cada Versão

Acredito que uma atualização de Software é muito mais do que Novos Recursos, aprimorar recursos e ferramentas já existentes é qualidade fundamental da Adobe. Como disse, utilizo o Content Aware Fill desde a versão CS5, e agora com a versão CC2014 consigo observar a evolução do recurso. Por isso resolvi escrever este post que me tomou 2 horas e mais 3 horas entre gravar e editar o tutorial.

Espero que gostem e compartilhem com os amigos! 😉

Antes e Depois

Abaixo, quero apresentar algumas fotografias que utilizei o Content Aware Fill para remover objetos e pessoas.

Quero iniciar apresentando a fotografia que utilizei para gravar o vídeo tutorial. A foto foi baixada do site Ultra Downloads, um site que disponibiliza diversos papéis de parede. A foto Original está perfeita, foi utilizada apenas para exemplificar.

Content Aware Removendo Árvore Photoshop

Content Aware Removendo Árvore Photoshop

A Segunda foto, foi tirada em Roma da janela de um dos restaurantes que almoçamos por lá. Removi as pessoa que passavam pela rua em 1m15s.

Content Aware Como Remover Pessoas Photoshop

Content Aware Pessoas Photoshop

A Foto abaixo, também foi feita em Roma. Claro que utilizei o Content Aware aqui para ilustrar, pois ao foto com a igreja faz mais sentido. Fiz questão de mostrar o nível de detalhes do recurso. Ele replicou todas as nuvens com perfeição!

Content Aware Removendo Objetos com Photoshop

Content Aware Removendo Objetos com Photoshop

Vamos ao Vídeo?

Abaixo, segue o Vídeo Tutorial Passo a Passo com diversas aplicações do Content Aware em 2 Fotografias distintas. São fotografias com níveis de dificuldades diferentes. Veremos como o Photoshop se comporta.

E aí o que você achou deste tutorial? Compartilhe com seus amigos nas Redes Sociais e fique ligado no blog.

Abraços! 😉