Aprenda como fazer um HDR com Lightroom
Olha eu aqui com mais um artigo sobre hdr para complementar a série. A ideia é apresentar as diversas maneiras de se conseguir um excelente resultado.
Desta vez vou mostrar como fazer um HDR com Lightroom.
Até a versão do Lightroom 05 não era possível fazer um HDR verdadeiro, ou seja, um HDR com múltiplas exposições.
Então abaixo, teremos 02 tutoriais. A primeira versão com um falso HDR e a segunda um HDR verdadeiro, utilizando a mais recente versão do Lightroom lançada juntamente com a versão CC
O conceitos do HDR utilizando o Lightroom
Deixe me explicar bem. 😉 O Lightroom não era um Aplicativo/Software para criar HDRs, uma vez que o HDR é feito com diversas exposições e não existia uma função dentro do LR para juntar as Fotografias. Mas ontem, a Adobe lançou a versão CC 2015 que adicionou esta função dentro do Lightroom.
Quando falávamos em HDR com Lightroom, era de um Falso HDR ou seja, o HDR era feito com apenas uma fotografia.O Modo Revelação do Lightroom vem ficando melhor a cada dia e nas ultimas versões trabalhar com alcance dinâmico já era ótimo.
Importante: Para se obter o Melhor HDR com Lightroom, recomendo sem sombra de dúvidas uma Fotografia em RAW, já que o processamento será “pesado”.
Como é feito o Falso HDR?
Explicarei tudinho no vídeo abaixo, mas gosto sempre de explicar o conceito por trás de tudo.
Acredito que todo conhecimento deve conter embasamento teórico, mas se desejar pular para assistir o vídeo diretamente, tudo bem. 😉
Toda Fotografia tem a área de Altas, Médias e Baixas Luzes. Quando criamos o o Falso HDR com apenas 01 imagem, nosso objetivo é aproximar a leitura destas luzes, ou seja, fazer com que as altas luzes se pareçam mais com as luzes médias e, consequentemente com as sombras.
Defendendo o conceito do falso HDR
Muitas pessoas não acham que criar um efeito HDR com Lightroom possa trazer excelentes resultados, eu discordo, tanto que gravei este vídeo e há milhares de consultas mensais no Google sobre este tema.
Sabe por que eu discordo?
Não sei o quanto você conhece do arquivo RAW, mas na maioria dos casos, conseguimos alterar até 2 pontos para cima e para baixo da exposição original. Se nunca fez o teste, faça agora!
Se conseguimos realizar esta alteração de exposição do RAW, automaticamente podemos criar 3 exposições de apenas um arquivo RAW.
No entanto o Lightroom trabalha tão bem no processamento, que consegue este alcance dinâmico em apenas 01 fotografia.
Mas se você desejar fazer um teste final, te desafio a realizar 03 cliques para criar o verdadeiro HDR. Depois você utiliza a fotografia com a exposição média e cria um Falso HDR no Lightroom. Tenho certeza que vai se surpreender com o resultado. 🙂
Vídeo Tutorial: Falso HDR no Lightroom
Abaixo, você vai aprender como alcançar estes resultados apresentados aqui. Ah, e não se esqueça de compartilhar com os amigos.
Criando um HDR Verdadeiro no Lightroom CC
Como comentei, após o Lançamento do Lightroom CC 2015, se tornou possível fazer um HDR verdadeiro utilizando o Lightroom, ou seja, com diversas exposições para um alcance dinâmico perfeito.
O mais legal é que quando usamos um arquivo RAW/DNG, após a criação do HDR o Lightroom continua trabalhando em DNG, ou seja, ele não converte para Pixel.
Esta é a principal vantagem que enxergo, além de não precisar exportar e levar as fotografias para outro software. Daqui pra frente HDR apenas no Lightroom. 😉
O vídeo abaixo, apresento como Criar um HDR Verdadeiro no Lightroom.
Antes e depois
Como acabei de dizer, acredito de verdade em excelentes resultados de HDR utilizando apenas 01 Fotografia e o Lightroom. Abaixo, algumas fotografias que fiz HDR com Lightroom do mesmo modo e técnicas apresentadas no Vídeo Tutorial.
As Primeiras fotos, foram utilizadas na Gravação do Tutorial. Foram feitas em Maresias, no Litoral Norte de SP.
Abaixo, 01 Fotografia feita em Roma (Vaticano) na exposição de 50 anos da Lamborghini.
Mais uma feita no Vaticano, agora a beira do Rio.
Compartilhe com amigos e até a próxima.