A Adobe acaba de anunciar algumas das principais atualizações em seus aplicativos de fotografia da Creative Cloud desde o lançamento do Lightroom.
A Adobe mudou o nome do Lightroom que conhecemos para “Classic Lightroom” e criou o Novo Lightroom CC, baseado 100% em nuvem.
Fiz uma live para falar sobre as novidades, o que mudou com a nova versão e as diferenças entre elas.
Nota: Durante a LIVE perdi a conexão com a internet, por isso precisei fazer o REVIEW em 2 partes. 😉
O Novo Lightroom CC 2018
O novo software oferece quase todos os mesmos recursos de edição que estamos acostumados, mas com uma estrutura organizacional inteiramente nova dependente da nuvem.
Para um usuário novato, o design é bastante acolhedor e menos assustador do que o clássico CC. No entanto a primeiro momento não agradou os profissionais já acostumados com o aplicativo Clássico.
Embora pareça muito simplista e muito menos robusto do que o que podemos estar acostumados, a nova interface CC é realmente tão poderosa e surpreendentemente similar, uma vez que você abre as guias que oferece e amplia suas várias configurações.
1. Armazenamento e Organização
No novo Lightroom cc 2018, não há como gerenciar arquivos físicos e nem mesmo organizar os catálogos em pastas, o que cria uma grande questão para quem precisa deste recurso diariamente.
Para tentar contornar a questão do armazenamento, a Adobe disponibiliza algumas opções de armazenamento na nuvem, que são relativamente insuficientes ao profissional da fotografia. Os padrões de armazenamento são de 20GB e 1TB.
Outro detalhe negativo que pode prejudicar nosso trabalho como profissional, é a ausência de organização por catálogos, um ponto importante que uso para armazenar mais de 300.000 fotos de casamentos que fotografei.
É fundamental separar e criar catálogos por ano. Isso é o que ensino aos alunos do Curso de Lightroom e se mostrou a melhor maneira de organização até o momento.
Ter centenas de milhares de fotos num mesmo catálogo, certamente fará o lightroom muito mais lento.
2. Módulo Impressão
No Lightroom CC também não há disponível o módulo impressão, que é muito útil para configurar e exportar as fotos que vão par ao papel. Parece que a Adobe está apostando apenas no digital com esta nova versão.
Eu também imprimo muitas fotos aqui em meu Home Office, em papéis Fine Art e terei de levar as fotos sempre para a versão clássica do aplicativo.
3. Integração com Smartphones
Neste ponto a nova versão ficou excelente. Para quem tira muitas fotos com seus smartphones, a sincronização na nuvem agora é automática e inclui todas as fotos. Na versão clássica, precisamos criar uma coleção separada e solicitar manualmente pela sincronização.
Este é o ponto que usarei a nova versão. Como faço muitas fotos pessoais e cotidianas com meu iPhone, vai facilitar bastante a visualização no computador.
4.Presets
Quem gosta de usar Presets no Lightroom (como eu uso todos os dias) para agilizar o fluxo de coloração, vai sentir falta de recursos avançados para desenvolvimento e sincronização.
Nos presets me parece que na versão CC, obrigatoriamente são inseridas todas as configurações. Isso é um problema, pois cada foto tem exposição e balanço de branco diferentes e não podem fazer parte dos presets salvos.
5. Desempenho no Clássico
Não tenho ainda uma palavra final sobre a melhora de desempenho no lightroom clássico, é preciso trabalhar mais dias para ter uma palavra final. De primeiro momento percebi melhoras na abertura e leitura dos arquivos.
Agora é testar outras funcionalidades como conversão para DNG, exportação e renderização de visualizarões, que são tarefas que demandam muito tempo e observar o desempenho.
Concluindo
No momento acredito não ser usual pra mim profissionalmente e nem recomendo a outros fotógrafos profissionais que precisam de um fluxo rápido e muito bem organizado, com catálogos separados por ano e fotografias com armazenamento local.
Recomendo o novo Lightroom CC 2018 para quem está iniciando na pós produção e precisar familiarizar-se com a ferramenta, que tem um visual mais clean e intuitivo.
O mundo está ficando cada vez mais intuitivo, agora é esperar esta junção com todas as funcionalidades importantes a um fotógrafo profissional.
Compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais.
Abraços e até a próxima.