O Histograma na Fotografia tem o papel de apresentar as informações reais contidas em determinada imagem.
Na maioria das vezes, conseguimos definir se uma fotografia está subexposta, superexposta ou com a fotometria correta apenas visualmente, mas o histograma nos mostra o resultado preciso.
- Se você ainda não domina a fotometria na fotografia digital, recomendo ler também este artigo.
Antes de continuar, preciso adiantar uma informação importante que darei exemplos adiante. Além do aspecto técnico do histograma na fotografia, existe a leitura do fotógrafo para determinada imagem. Assim uma fotografia que esteja ótima para o fotógrafo, pode não estar tecnicamente correta no histograma.
O Histograma na Fotografia
A melhor maneira de apresentar a função do histograma na fotografia é a prática. Então separei uma de minhas fotos de paisagens e alterei a exposição manualmente.
Na fotografia 1 é possível observar que as luzes e as cores estão bem equilibradas no histograma. Observamos uma leve alteração para a direita, pois a fotografia foi feita contra luz do sol.
Na fotografia 2 é possível observar no histograma que as cores e a luminosidade estão à esquerda. Baixei a exposição manualmente no Lightroom para simular uma fotografia subexposta.
Na fotografia 3 fiz o processo inverso da anterior, aumentei manualmente a exposição e no histograma é possível observar que as informações estão à direita, ou seja, uma fotografia com altos índices de luz.
Entendendo o histograma
Entender o Histograma é mais simples que imaginamos. Conforme acabamos de ver e “leitura técnica ideal” é quando temos as informações balanceadas, ao centro do gráfico.
E quais as diferenças entre os canais coloridos e o branco do histograma na fotografia?
Simples. Como as três fotos anteriores eram coloridas, pedi para o photoshop habilitar os histogramas separados por canal de cor, o que não acontece com a fotografia preto e branco.
Quero ilustrar com mais alguns exemplos.
Na fotografia 4 fiz a conversão para o preto e branco.
Perceba que mesmo ativando os canais de cores, não há qualquer variação, pois numa foto PB a leitura no histograma é apenas dos pontos pretos e brancos.
Na fotografia 5 percebemos que o histograma principal já nos aponta o excesso de verde que a imagem possui nas áreas de média e altas luzes.
Percepção: O excesso de verde me parece natural por ser uma fotografia de natureza. Tenha esta percepção e não leve o histograma a “ferro e fogo”.
Os cuidados na leitura do Histograma
Até aqui mostrei alguns exemplos de interpretação do histograma na fotografia, mas como disse é importante ter nossa percepção, principalmente na fotografia autoral.
O histograma foi criado para nos fornecer uma informação correta tecnicamente, mas não é capaz (pelo menos por enquanto) de chegar perto à percepção humana.
Abaixo, quero apresentar alguns exemplos de fotografias que desconsidero as informações contidas no gráfico.
Na fotografia 6 o histograma me mostra uma imagem completamente lavada. De fato é uma fotografia sem qualquer informação nas áreas escuras e médias. Esta é a minha percepção como fotógrafo. Uma imagem que está à venda como fine art em meus projetos pessoais.
Esta técnica da fotografia é conhecida como fotografia high key. O histograma sempre será com pouca ou nenhuma informação nas áreas escuras
Ao contrário também é verdadeiro. Ao fotografar com a técnica low key, que temos pouca ou nenhuma informação nas áreas claras, o histograma na fotografia será inverso.
Confira na fotografia 7 um exemplo feito em meu trabalho na fotografia de casamento. Luz pontual no casal e o histograma apresenta pouca ou nenhuma informação nas áreas claras.
Concluindo sobre Histograma
Deixe seu comentário e compartilhe com amigos nas redes sociais, pois é um assunto de extrema importância na fotografia.
- O histograma sempre vai nos mostrar tecnicamente as informações reais contidas na fotografia;
- A percepção do fotógrafo também é importante para o resultado final na fotografia;
Espero que tenha respondido todas suas dúvidas sobre histograma. Caso tenha dúvidas adicionais sobre o assunto, deixe também no comentário.
Abraços e até a próxima.
Willian Lima