Você já ouviu falar em validar arquivos DNG no Lightroom?
Para minha surpresa, mesmo sendo um recurso bem simples dentro do Lightroom, poucas pessoas sabem da funcionalidade.
Outras até conhecem, mas não sabem qual sua verdadeira função na prática.
É um recurso super útil que pode nos auxiliar encontrar alguns arquivos corrompidos e quem sabe salvar o restante deles, já que pode ser também problemas com o disco rígido. 😮
Após receber diversas perguntas sobre, resolvi escrever este breve artigo e gravar um vídeo rápido para falar da importância em validar arquivos DNG no imLightroom.
Importante: A função validar arquivos DNG foi implementada no Lightroom 5, então se você tiver qualquer versão anterior, provavelmente não terá esta função habilitada.
Qual a importância da validação Willian?
Ao fazer uma validação de suas fotos em DNG, o lightroom verifica a integridade de todas as fotos selecionadas, independente se está num HD interno ou externo.
Se houver qualquer setor do disco com fotos danificadas, o lightroom te comunica e você pode correr para criar uma nova cópia de sua HD e jogar a antiga com defeito fora.
Vou perder minha foto? Sim. Mas é melhor perder uma fotografia no meio de 1000 do que deixar a validação de lado e quando precisar, ter mais fotos corrompidas.
Minha sugestão é que você faça pelo menos 02 vezes ao mês, assim poderá diminuir o risco de problemas com trabalhos ou fotos pessoais.
- Saiba tudo sobre DNG aqui, inclusive todas as outras vantagens em converter seus arquivos RAW para DNG. É sério, leia que é importantíssimo para quem fotografa, mesmo por hobbie.
Não esqueça de compartilhar com amigos. Apenas 5 segundos de seu dia! 😉
Deseja aprender tudo sobre o Lightroom? Conheça o curso mais completo voltado para fotógrafos de casamento e família.
Bom galera, é isso.
Uma dica simples, mas super importante para quem deseja estar sempre à frente dos problemas com arquivos corrompidos.
Abraços!