Como Tirar Fotos Criativas sem ser brega?
Desde quando iniciei na fotografia, sempre busquei me aprimorar para saber como tirar fotos criativas, independente se estivesse fotografando para meus clientes ou em viagens pessoais.
Obter resultados diferentes sempre foi um de meus principais objetivos. Seja na Composição, na Luz ou qualquer outro “ingrediente” que deixasse a foto mais interessante. 😉
Quando resolvi escrever estas dicas, estive pensando sobre como te ensinar a tirar fotos mais criativas. Uma tarefa difícil, pois o que é criativo pra mim, pode não ser pra você. Mas espero contribuir com algo. 😉
- Se você também quer aprender como faço a fotografia de casamento, leia este artigo que explico todos os detalhes sobre com fotografar casamentos.
Cada pessoa enxerga o mundo de maneira diferente. Por isso, quero incentivá-lo a treinar sua percepção.
Percepção é o substantivo feminino com origem no latim perceptione e que descreve o ato, efeito ou capacidade de perceber alguma coisa.
O que é uma foto criativa?
Gosto de definir uma foto criativa como uma imagem que precisa desafiar o padrão do olho humano, ou seja, aquela foto que paramos por alguns segundos apenas para observá-la como foi feita.
Nem sempre precisa ser uma foto difícil tecnicamente. Em muitos casos dizemos “Wow, esta foto está interessante”.
Algumas dicas Gerais para uma foto criativa
É muito difícil estabelecer regras sobre como tirar fotos criativas, mas aqui quero compartilhar algumas dicas que funcionam pra mim até hoje. Acredito que podem ser úteis à sua fotografia também. 😉
A seguir: Mais à frente no artigo, compartilharei os processos de concepção de 02 fotos minhas.
1) Dê 02 passos para trás
Grande parte dos fotógrafos estão sempre muito perto do assunto principal, deixando de lado o “poder dos elementos naturais” para uma composição.
Ao se afastar é possível observar a cena de um modo macro, adicionar diversos elementos que não apareciam no quadro ou até mesmo uma composição “mais clean” e trazer um efeito WOW para sua fotografia.
2) Mude o ângulo de Visão
Talvez uma das dicas mais simples é você fotografar em ângulos não comumente vistos. Ninguém está abaixado ou no último degrau de uma escada na maior parte do tempo.
3) Encontre um Cantinho
Pode parecer cafona, mas gosto de me esconder e me posicionar ao lado de algum elemento.
Proporciona excelentes resultados para composição, uma vez que o objeto próximo à câmera estará desfocado e criará uma moldura para o assunto principal. Neste caso, opte em fotografar com aberturas maiores, para o primeiro plano ficar desfocado.
4) Use tecidos em ensaios
Muitas vezes fotografar ensaios pode ser um pouco repetitivo, principalmente se retornar a lugares que já fotografados. Utilizar tecidos auxilia na composição e simetria para uma foto WOW.
Nota: Busque sempre aprimorar suas técnicas e utilizar os tecidos com aplicações distintas. Pense num contra luz, por exemplo.
5) Dicas Complementares sobre Como Tirar Fotos Criativas
Além do que compartilhei nos 04 itens anteriores, vale a pena pensar em adicionar alguns dos elementos abaixo em seu próximo trabalho.
Estes objetos podem lhe auxiliar na composição, mistura de cores e reflexões.
- Balões de gás hélio;
- Tintas Coloridas;
- Pó colorido;
- Água, podendo ser gotas ou reflexos de poças por exemplo;
- Luz feita com leds ou flashes fora da câmera;
- Gelatinas para colorir as luzes.
A Fotografia expressa o que você é
Gosto muito da frase de Ansel Adams que diz “Não fazemos uma foto apenas com uma câmara; ao acto de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.”
Como já disse no início, mesmo apresentando algumas idéias aqui, é impossível colocar em sua cabeça e te ensinar num piscar de olhos a como tirar fotos criativas.
Abasteça-te de muitas informações, principalmente daquelas que você não está acostumado(a) consumir. Isso fará sua mente sair da zona de conforto.
- Ouça estilos musicais diferentes, mesmo os que não goste;
- Leia livros que nunca pensou em ler;
- Assista os melhores filmes, com os melhores diretores. Você abastecerá o “banco de dados da mente” com novas cenas e perspectivas.
Relato: Certa vez estava navegando por fotos de um cara chamado Tom Lowe e me deparei com esta cena abaixo. Ele é “caçador” de estrelas e tem um trabalho lindo com fotografias noturnas. Já foi premiado diversas vezes também.
Me perguntei, por que não posso trazer isso para Fotos de Casamento? Então, desde 2012 estendo meus ensaios de casais até o início da noite.
02 Exemplos de meus processos criativos
Nem sei se poderia chamar de processo criativo, pois acaba sendo um processo de percepção e repetição até que a imagem perfeita seja capturada.
Costumo dividir a concepção de minhas imagens criativas em 02 processos:
A) Fotografia + Pós Produção
Este processo de construção de uma imagem criativa, junta meus cliques com o planejamento do que farei na pós.
Opinião: Não ligo para que os outros fotógrafos dizem sobre usar ou não o photoshop. Pra mim este “papo” está morto faz tempo e não me faz um fotógrafo melhor ou pior. Os recursos estão aí e o que importa é o resultado final.
Quanto tenho a percepção sobre uma imagem, faço de tudo para conseguir material suficiente e depois juntar tudo isso no Lightroom ou Photoshop.
Um belo exemplo é esta imagem abaixo de um ensaio gestante. Fiz exatamente 69 cliques, pensando na junção destas imagens para finalizar numa imagem com dezenas de balões.
(Abaixo não estão todas as fotos que cliquei, apenas algumas para ilustrar. No total foram 69 cliques) 😉
Contexto desta fotografia: Na sequência de imagens acima, eu queria uma silhueta do casal com dezenas de balões voando. Por conta do vento, não seria possível liberar todos os balões de uma vez e obter uma composição perfeita pra mim. Então liberamos balão a balão, e fiz a fusão no photoshop. Usei uma lente 35mm 1.4G em f3.5.
B) Não pare de clicar até encontrar sua foto criativa
Este processo é bem interessante. Muitos fotógrafos param de clicar após 02 ou 03 fotos. NÃO FAÇA ISSO.
Para conseguir a imagem abaixo, cliquei exatamente 39 vezes, alternando câmeras e lentes até o momento que consegui a foto que queria.
(Também não colocarei todas aqui, algumas apenas para ilustrar) 😉
Contexto desta fotografia: O casal estava dançando a valsa. O decorador posicionou a mesa dos familiares ao centro do salão, praticamente dividindo os convidados da pista de dança. Haviam velas em candelabros sobre a mesa. A imagem final foi feita com uma lente 35mm 1.4 em f2.0.
Concluindo sobre Como tirar fotos Criativas
Em meus cursos sempre digo que na fotografia não há regras para alcançar um resultado específico. Se colocarmos 08 fotógrafos numa sala fechada com apenas 01 cadeira, teremos 08 deferentes percepções.
Por isso que digo, alimente-se de novas coisas e busque melhorar sua percepção. Através disso que você vai descobrir sua própria maneira de como tirar fotos criativas.
Ajude a compartilhar esta notícia! Diga a seus amigos nas Redes Sociais.
Abraços e até a próxima! 😉